RIO
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira, 20, uma operação para combater a importação ilegal de peças de fuzil destinadas à montagem de armamentos utilizados por milicianos no bairro de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Durante a ação, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao principal investigado, que é suspeito de importar peças de fuzil oriundas de Miami, nos Estados Unidos. O material seria utilizado na fabricação e manutenção de armamentos de uso restrito, voltados para o fortalecimento do poder bélico da milícia que atua na região. Também foi expedido um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, mas ele não foi localizado e é considerado foragido da Justiça.
No decorrer das buscas, os agentes encontraram equipamentos, maquinários, acessórios e insumos utilizados na montagem de armas e munições. Segundo as investigações, o armamento era usado pelo grupo criminoso para manter o controle territorial, enfrentar forças de segurança e combater facções rivais.
A operação desta quarta é um desdobramento de investigações iniciadas após a interceptação, pela Receita Federal, de diversas encomendas com material bélico em situação irregular, no Aeroporto Internacional do Galeão. Em julho deste ano, a Polícia Federal prendeu em flagrante o responsável por receber os pacotes, o que deu origem à apuração que culminou na ação deflagrada hoje.