RESENDE
Uma operação contra falsificação de medicamentos para cães e gatos no município foi realizada nesta quarta-feira, dia 29, por policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), com apoio da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF). Em uma distribuidora, alvo da ação, os agentes apreenderam milhares de medicamentos veterinários e antiparasitários ilegais.
A investigação começou a partir de denúncia recebida pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação. Consumidores relataram que adquiriram tais produtos e utilizaram em seus animais de estimação, o que causou graves problemas de saúde nos cães e gatos. Em alguns casos, os bichos de estimação morreram.
Após trabalho de vigilância e monitoramento, os agentes foram a uma distribuidora de produtos agrícolas e veterinários que, de acordo com a investigação, estaria comercializando medicamentos veterinários e antiparasitários ilegais, sem registro junto aos órgãos competentes. Além da ausência de registros, havia utilização de princípio ativo patenteado de grandes laboratórios e com informações falsas sobre origem e responsáveis técnicos nas embalagens, além da baixa qualidade e falta de higiene básica na manipulação e produção dos mesmos.
De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, as investigações prosseguem para reprimir a fonte produtora dos medicamentos veterinários ilegais.