VOLTA REDONDA
Policiais da 93ª Delegacia de Polícia (DP) cumpriram mandado de prisão preventiva contra um homem, identificado como Adailton, que passou a responder pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e falsidade ideológica. A ação foi coordenada pelos delegados Vinicius Coutinho, titular da unidade, e José Carlos Pereira Neto, delegado assistente.
Segundo as investigações, em meados do mês de novembro, o preso compareceu espontaneamente à delegacia e apresentou-se de forma fraudulenta como proprietário de uma motocicleta apreendida durante uma operação da Polícia Civil. As apurações revelaram que o veículo era utilizado por uma facção criminosa para o transporte de armas e entorpecentes.
Segundo a polícia, o investigado foi orientado pela organização criminosa a tentar recuperar a motocicleta. Para isso, dirigiu-se à unidade policial, passando-se falsamente por dono do veículo e prestando declarações inverídicas visando induzir a autoridade policial a erro.
As investigações em curso comprovaram à Justiça que a motocicleta pertencia, na realidade, a um integrante da facção criminosa, caracterizando uma tentativa deliberada de obstrução do trabalho policial. Diante da gravidade dos fatos, da atuação coordenada com a organização criminosa e da clara intenção de frustrar a persecução penal, foi decretada a prisão preventiva do acusado.
A Polícia Civil informou que segue investigando a atuação de pessoas enviadas por facções criminosas para prestar falsas declarações em delegacias, com o intuito de recuperar veículos, armas e outros bens apreendidos. A instituição reforça que qualquer integrante de associação criminosa que adote esse tipo de conduta será investigado e responsabilizado criminalmente, nos termos da lei.