Oito presos em megaoperação contra facção no Sul Fluminense; governador afirma que não vai permitir avanço do tráfico na região

Polícia Civil cumpre 39 mandados de busca e apreensão em Barra Mansa e Volta Redonda; armas, munições e documentos foram apreendidos

Por Mônica Vieira
whatsapp image 2025 05 08 at 08.59.15

SUL FLUMINENSE

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (08), uma grande operação para combater o avanço de uma facção criminosa no Sul Fluminense. A ofensiva, coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), tem como alvo a expansão territorial de uma organização ligada ao tráfico de drogas, com atuação em comunidades da capital e tentativa de domínio em cidades do interior. Até o momento, oito pessoas foram presas.

A operação cumpre 39 mandados de busca e apreensão — 36 em Barra Mansa e três em Volta Redonda — todos em endereços ligados a suspeitos de integrarem a estrutura criminosa. Além das prisões, os agentes apreenderam uma arma de fogo, munições, celulares e documentos que poderão reforçar as investigações. As ações começaram nas primeiras horas da manhã e contam com apoio de outras unidades da Polícia Civil.

De acordo com a investigação, iniciada em 2023 após a prisão de dois criminosos com grande quantidade de entorpecentes, foi possível identificar ligações diretas entre os presos e uma facção que atua em áreas dominadas pelo tráfico na capital fluminense. O objetivo do grupo seria ampliar sua área de influência para o interior do estado, incluindo o Sul Fluminense, com foco no controle de pontos de venda de drogas e lavagem de dinheiro.

O governador Cláudio Castro se manifestou de forma contundente sobre a operação e garantiu que o Estado não permitirá a instalação de facções em novas áreas. “Não vamos permitir que facções criminosas se instalem em nossas cidades. Estamos fortalecendo nossas forças de segurança, investindo em inteligência e integrando as ações entre as polícias para sufocar essas organizações. O recado está dado: onde o crime tentar se enraizar, o Estado estará presente, com firmeza, para proteger o cidadão de bem”, declarou.

O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, destacou a importância da operação como parte de um trabalho contínuo de inteligência e combate ao crime organizado. “Hoje estamos realizando importantes ações contra as tentativas de expansão territorial das organizações criminosas. É um trabalho de inteligência, baseado em investigações muito profundas, que mostram a busca desses grupos por poder. A Polícia Civil vai atuar sempre para garantir o bem-estar da população”, afirmou.

As diligências visam ainda aprofundar as apurações sobre o braço financeiro e bélico da facção na região, além de coletar provas que possam levar à identificação de outros integrantes do esquema. A operação segue em andamento, e novas atualizações poderão ocorrer nas próximas horas.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos