Polícia Civil e Gaeco deflagram segunda fase da operação “Vou de Táxi” no Sul Fluminense

0

Agentes da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, deflagraram na manhã desta quinta-feira, dia 22, a segunda fase da operação “Vou de Táxi”, que investiga organizações criminosas relacionadas ao tráfico de entorpecentes. Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, a operação abrange as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

Durante a operação, os agentes foram às ruas cumprir mandados contra pessoas suspeitas de envolvimento com facções criminosas, ligadas ao tráfico de drogas nas cidades alvo da investigação. Ao menos 92 mandados foram expedidos, sendo que 75 deles foram cumpridos até o momento.

Todos os suspeitos foram conduzidos para a 89ª Delegacia de Polícia, de Resende, no bairro Jardim Jalisco. “Esta é a segunda fase da operação ‘Vou de Táxi’, que teve início em setembro de 2015 e concluída em outubro de 2016. Nesta fase atual, iniciamos as investigações em novembro de 2016 e decidimos deflagrar a operação hoje, abrangendo os municípios de Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Quatis, Itatiaia e Porto Real. Temos, até o momento, o total de 45 pessoas presas na delegacia, sendo que outras 30 que foram alvo de mandado de busca e apreensão já estão em estado prisional, totalizando, portanto, 75 mandados cumpridos. Essas 45 pessoas presas serão transferidas para o sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro, ainda nesta semana. Elas são investigadas por suspeita de tráfico de drogas e associação ao tráfico. A maioria teria envolvimento com as facções Comando Vermelho e Terceiro Comando”, explicou Marcelo Nunes Ribeiro, delegado titular da 89ª DP.

A operação “Vou de Táxi” teve início em 2015, quando investigava organizações criminosas em Resende, após a prisão do taxista Rondeneli Pereira Ferreira, suspeito de prestar serviço ao tráfico fazendo entrega de entorpecente. Naquela ocasião, 17 mandados de prisão preventiva e outros 31 de busca e apreensão foram expedidos pela Segunda Vara Criminal de Resende. Ao menos 15 pessoas foram presas  e cinco menores apreendidos. A polícia informou que todos eram suspeitos de integrar uma facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas nos bairros Jardim do Sol, Paraíso e Surubi. Ao todo, 100 policiais integraram a primeira fase da operação.

A Polícia Civil e o Gaeco devem explicar mais informações sobre a operação, durante entrevista coletiva. O encontro com a imprensa está previsto para às 11 horas de hoje, na sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Volta Redonda.

Deixe um Comentário