BARRA DO PIRAÍ
Policiais civis da 88ª Delegacia de Polícia (DP) de Barra do Piraí e de outras delegacias do interior deflagram, nesta quinta-feira, dia 16, a “Operação Fraude Consignada” para cumprir cinco mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha que aplicava golpes em idosos.
A ação está sendo realizada nas cidades de Barra do Piraí e Pinheiral e conta com apoio de agentes da 91ª DP de Valença, 101ª DP de Pinheiral e da 93ª DP de Volta Redonda.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos se passavam por advogados e selecionavam as vítimas, sempre pessoas idosas, de classe média baixa e prometiam empréstimos com facilidade e com juros baixos.
Em seguida, “a quadrilha abria contas em bancos e correspondentes de empréstimo consignado e realizava empréstimos em nome dos clientes. O dinheiro era creditado na conta dos idosos, mas quem de fato recebia a quantia eram os criminosos, enquanto a vítima ficava com as dívidas a pagar”, disse a Polícia Civil.
Dentre os indiciados está um empresário correspondente de instituição financeira (que falsificava documentos para obtenção de empréstimos) e um estagiário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Volta Redonda, que se passava por advogado e facilitador de empréstimos.
De acordo com a 88ª DP, os indiciados vão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsa identidade, apropriação de pensão/rendimento de idoso e retenção de cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso.
Mais informações a qualquer momento.