PIRAÍ
Pelo menos três denúncias feitas ao Linha Verde, Programa do Disque Denúncia, voltado para meio ambiente, levaram a polícia ambiental a identificar na sexta-feira, dia 11, o desmatamento florestal às margens de um lago no Vale do Paraíba, degradando uma área de 1.600 metros quadrados.
Os policiais, em cumprimento a ordem de policiamento, foram à Rua Josef Martins Koop, bairro Koop Land, onde as denúncias mencionavam crimes contra o meio ambiente. Durante a fiscalização, identificaram que o local encontrava-se fechado com cerca, porém, foi possível constatar a existência de diversas árvores cortadas e uma construção abandonada às margens do lago do convento. Ainda de acordo com a polícia, não foram observadas placas contendo licenciamento para qualquer atividade no terreno.
Diante dos fatos, por não haver ninguém no local para prestar esclarecimentos sobre a responsabilidade ou existência de documentos e, com base no artigo 39 da lei 9.605/98 os militares procederam à 94ª DP, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).