MIGUEL PEREIRA
Nesta quarta-feira, dia 17, agentes da 2ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) flagraram uma construção irregular no bairro Barão de Javari, na Rua Itamaracá. Os militares chegaram até o endereço após checagem de denúncia de parcelamento no solo feita supostamente por milicianos do Rio de Janeiro na cidade.
A guarnição constatou uma obra iniciada, já com alicerces e corte de talude. Entretanto, não havia nenhuma pessoa no momento da fiscalização, nem placa que pudesse indicar que a atividade está licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente de Miguel Pereira.
Na 96ª Delegacia de Polícia (DP), foi solicitada auxílio da para fazer a apreensão dos tijolos que encontrava-se na obra. Foram recolhidos 860 tijolos, que foram depositados no pátio da Guarda Municipal.
Quando a polícia estava se preparando para retornar para delegacia se apresentou a guarnição uma mulher, dizendo ser a proprietária da obra. Contudo, ao ser indagada sobre o licenciamento ambiental do órgão ambiental competente, ela disse não possuir. Disse ainda que já foi multada pela Secretaria de Meio Ambiente por ter feito um platô com utilização de retroescavadeira.
Por não ter apresentado nenhum licenciamento ambiental para iniciar a obra, ela foi conduzida para 96° DP, onde foi autuada no artigo 60 da lei 9.605/98. Não foi confirmada se a propriedade estava sendo monitorada pela milícia.
O programa Linha Verde, do Disque Denúncia, solicita a ajuda da população com objetivo de reduzir os crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”.