VALENÇA
Uma ação da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de dez pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro na tarde desta sexta-feira, dia 27, no distrito de Parapeúna, em Valença. A ocorrência foi registrada na Rodovia Irineu Gouveia Maia, após denúncia encaminhada pelo Disque Denúncia, por meio do MOV Rio e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (SSP/RJ).
De acordo com a corporação, a guarnição da 2ª Unidade de Policiamento Ambiental (2ª UPAm), em cumprimento à Ordem de Policiamento foi até o local indicado, onde fez contato com a esposa do suspeito apontado na denúncia. Ela foi informada sobre o teor da ocorrência, autorizou a entrada dos policiais no imóvel e acompanhou toda a fiscalização.
Durante a vistoria, os agentes encontraram, pendurados na parede da residência, dez aves silvestres da fauna brasileira, todas sem anilhas de identificação, caracterizando crime ambiental. Foram apreendidos três trinca-ferros, dois coleiros, dois azulões, um sabiá-laranjeira, um papa-banana e um tizil.
A testemunha informou que o marido trabalha em uma loja de material de construção na cidade de Rio Preto, em Minas Gerais, e que não foi possível localizá-lo no momento da ação, pois ele estaria realizando entregas na zona rural.
As aves foram apreendidas e a testemunha encaminhadas à 91ª Delegacia de Polícia, onde o caso ficou à disposição da autoridade policial para as providências cabíveis.