ANGRA DOS REIS
Nesta quinta-feira, dia 19, em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia sobre extração de substância mineral encaminhada pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde, policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, estiveram na Banqueta. No local, constataram a veracidade das informações.
De acordo com a equipe da 4ª UPAm, foi verificada a presença de um homem realizando extração de 20 metros cúbicos de areia com auxílio de uma balsa, lançando a mesma sobre um separados de partículas minerais. Além da balsa e do separador, foram encontradas ainda duas pás e uma enxada.
Os policiais solicitaram ao mesmo as licenças pertinentes para a atividade mas nada foi apresentado, infringindo assim o Decreto Estadual 46.890 SELCA, na qual o Grupo 1 trata das atividades que requerem licenciamento ambiental em âmbito estadual.
Diante dos fatos, os policiais militares recolheram os materiais e procederam com o suspeito à 166ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 44 da lei 9605/98.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu 265 denúncias de crimes ambientais no município de Angra dos Reis. Para continuar a denunciar, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).