VOLTA REDONDA
A prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Centro Universitário Geraldo Di Biase, oferecer um curso para capacitar os inscritos do município na prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Para se inscrever no curso os interessados devem comparecer na sede do Na Hora, que fica na Avenida Antônio de Almeida, número 46, no bairro Retiro, das 8 às 17 horas, e levar documento de identidade e comprovante de inscrição do Encceja.
De acordo com o secretário de projetos especiais e de captação de recursos, Carlos Rosa, a iniciativa é uma continuação das ações do Mutirão do Emprego. “Nossa intenção é preparar o candidato, para que eles façam uma boa prova. O público do Encceja são pessoas que não concluíram os estudos com a idade adequada”, explica.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turisto, Joselito Magalhães, disse que essa necessidade do Encceja foi despertada no Mutirão do Emprego, de acordo com os indicadores apresentados. “Quando a gente analisa a mão de obra disponível no município para atender o mercado hoje, a gente identifica que há a necessidade de capacitação e de formação. Uma parte da nossa mão de obra disponível precisa concluir o ensino fundamental e médio para se capacitar e ocupar as vagas disponíveis no mercado trabalho”, informou Joselito.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, é muito importante capacitar a mão de obra existente na cidade. “Nós vimos muito isso no dia do mutirão. As pessoas chegavam ao estande da empresa, mas não tinha capacitação para as vagas. Temos que ajudar a mudar essa realidade”, disse o prefeito.
Encceja
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza exames que, além de diagnosticar a educação básica brasileira, possibilitam meios para certificar saberes adquiridos tanto em ambientes escolares quanto extraescolares. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um desses exames.
O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.