ITATIAIA
Policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam, no final da tarde de terça-feira, dia 5, uma carga de entorpecentes e produtos químicos usados no tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada na localidade do Jambeiro I, no bairro Penedo, após denúncias de movimentação suspeita em uma residência desocupada. Nenhum suspeito de tráfico de drogas havia sido preso.
Equipes da Patrulha Tático Móvel (Patamo II) e do Apoio da Segunda Companhia foram acionadas para verificar a informação de que homens armados estariam comercializando drogas na Rua José Pio. Chegando ao local, os policiais constataram que o imóvel apontado na denúncia estava fechado, mas, durante a averiguação, identificaram uma trilha que seguia pelo quintal da casa.
Ao percorrerem o caminho, os agentes encontraram duas mochilas abandonadas, contendo 35 pinos de cocaína, 36 trouxinhas de maconha, 17 trouxinhas de skank (variedade conhecida como “supermaconha”), um galão com 100 ml de clorofórmio- composto químico volátil e incolor com odor adocicado-, além de 250 frascos transparentes e materiais utilizados para embalar entorpecentes.
O clorofórmio, embora historicamente utilizado como anestésico, atualmente é empregado principalmente como solvente químico e matéria-prima para a produção de outras substâncias. A presença desse composto chama a atenção da polícia, pois pode estar sendo utilizado na manipulação de drogas sintéticas.
Após a perícia técnica realizada na 99ª Delegacia de Polícia de Itatiaia, foi confirmado que os materiais apreendidos somavam 35 gramas de cocaína, 36 gramas de maconha, 17 gramas de skank e o galão com clorofórmio.