QUATIS
Durante uma operação realizada no final da tarde desta quarta-feira, dia 6, no município, policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam um adolescente, de 14 anos e prenderam um homem, de 18 anos, por posse ilegal de armas de fogo e munições. A ação aconteceu no bairro São Benedito e teve como objetivo investigar uma tentativa de homicídio registrada na localidade.
A operação foi conduzida por equipes da Patrulha Tático Móvel (Patamo III) e da Terceira Companhia, que receberam denúncias indicando que os envolvidos estariam escondidos em residências do próprio bairro onde o crime ocorreu. As diligências começaram com a visita dos policiais à casa do adolescente. Após a denúncia ser comunicada ao pai do menor, ele autorizou a entrada da guarnição no imóvel. Durante a abordagem, os policiais questionaram o adolescente, que negou envolvimento na tentativa de homicídio. No entanto, ao realizarem buscas no interior da residência, os agentes encontraram um revólver calibre 38 com numeração suprimida, cinco munições do mesmo calibre, uma munição calibre .380, um rádio transmissor e dois celulares. Confrontado com as provas, o menor assumiu ser o proprietário dos itens encontrados.
Na sequência da operação, os policiais se dirigiram a outro endereço no mesmo bairro, também relacionado às investigações da tentativa de homicídio. Ao se aproximarem do portão da residência, um homem que estava no interior do imóvel percebeu a presença da viatura e tentou fugir. Ele escapou pelo basculante da casa carregando uma pistola de cor preta nas mãos, pulando diversos muros de residências vizinhas. Apesar da tentativa de fuga, ele foi localizado pelos policiais escondido no quintal de uma das casas próximas.
Com a captura do suspeito, os policiais retornaram à sua residência e, durante as buscas, encontraram uma pistola calibre 380 com numeração raspada, dois carregadores, 30 munições do mesmo calibre e a quantia de R$ 40 em dinheiro, escondidos embaixo da geladeira. O homem confessou ser o proprietário da arma e das munições, mas também negou qualquer participação na tentativa de homicídio que motivou a operação.
A dupla foi encaminhada para a 100ª Delegacia de Polícia (DP), em Porto Real, onde o caso foi registrado. O adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e por associação para o tráfico de drogas, permanecendo apreendido à disposição da Justiça. Já o homem de 18 anos foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, sendo mantido preso e encaminhado à Cadeia Pública de Volta Redonda, onde aguardará audiência de custódia.