Plenária avaliativa de fim de ano define diretrizes para o MEP em 2026

Objetivo do encontro foi analisar os trabalhos de 2025 e traçar prioridades para o próximo ano

Por Tânia Cruz
plenária avaliativa de fim de ano define diretrizes para o mep em 2026 divulgação

VOLTA REDONDA
O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) realizou, no último fim de semana, plenária avaliativa de fim de ano, reunindo 25 voluntários. O objetivo foi analisar os trabalhos de 2025 e traçar prioridades para 2026.
A coordenação da abertura foi feita por Nilene Pirralsol Tepedino, que agradeceu a presença dos participantes e dos convidados, o professor Lucas Senna, sociólogo e as irmãs Mercedes Aquirol e Máxima Osório, do Projeto Spínola, do Colégio Nossa Senhora do Rosário, parceria que estuda a criação de um novo polo do Pré-Vestibular no bairro Califórnia em 2026. Também fizeram pronunciamentos iniciais, a diretora de Ensino Joan Myrrah; o coordenador multidisciplinar e socioambiental, Pedro Paulo Vidal; o coordenador do Polo Retiro, Daniel Cruz; e o representante da Juventude do Movimento (JUMEP), Matheus Mattos.
A professora de artes Adriana Silva, da equipe Étnico-Racial, conduziu um momento especial dedicado ao Dia da Consciência Negra. Destacou como o preconceito internalizado afeta a autoestima e a percepção de pertencimento. “A autoatribuição de inferioridade só pode ser rompida com uma educação libertária e inclusiva”, afirmou a educadora.
Um dos pontos altos da plenária foi a apresentação sobre a entrada do MEP na Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP-MEC), via edital federal. “A conquista garantiu apoio material e financeiro para 40 estudantes e 26 voluntários, algo decisivo no nosso processo formativo”, destacou Pedro Paulo Vidal, informando sobre o convite para reunião no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, no dia 4 de dezembro. Joan Myrrah reforçou o papel das entidades parceiras: “O Clube Palmares foi determinante para do CPOP, oferecendo todas as garantias necessárias para efetivação do programa”, disse. Também foi citado o apoio da Paróquia Santo Antônio, Sociedade São Vicente de Paulo e Sindicato dos Engenheiros de VR (Senge-VR).
DIRETRIZES PARA 2026
Durante o encontro, Matheus e Pedro Paulo apresentaram pesquisa avaliativa realizada com os estudantes, as coordenações dos polos Niterói e Retiro, destacaram pontos importantes elencados na pesquisa: profissionalismo e compromisso dos professores, a acolhida, visitas, atividades de campo, as palestras e as melhorias estruturais do curso. Participantes como Saulo, Daniel, Vitória e Matheus, Camile e Pedro Castilho defenderam ajustes nos horários, ampliação dos simulados, envolvimento do JUMEP, maior integração entre os eixos do Movimento e fortalecimento da produção acadêmica. Esses temas serão aprofundados na reunião de organização marcada para 7 de fevereiro de 2026.
O Relatório Institucional do MEP, fevereiro a novembro de 2025 registrou 147 atividades, distribuídas da seguinte forma: 70 ações socioeducacionais (47,6%); 55 socioambientais (37,4%) ;5 ações étnico-raciais (3,4%); 15 ações sociopolíticas (10,2%) e 2 ações internacionais e do JUMEP (1,4,%). O encontro terminou com um momento inter-religioso de agradecimento e o anúncio da Confraternização do MEP, marcada para 13 de dezembro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos