Plataforma Virtual do Centro Tecnológico do Sul Fluminense é lançada em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Foi lançada nesta quarta-feira, 12, na CDL Barra Mansa, a Plataforma Virtual do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, um ambiente online que reúne informações dos recursos materiais, tecnológicos e de inteligência disponíveis nas instituições de ensino superior e técnico para empresas que desejam inovar sem precisar sair da região. A plataforma virtual concretiza a implantação do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, iniciativa do APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense – formado pela Firjan, Sebrae Rio e Metalsul.

Há quatro anos, o Conselho Regional da Firjan Sul Fluminense promove a aproximação e integração entre o setor produtivo e os órgãos de ensino superior e pesquisa, na busca incessante por inovação e tecnologia. Por isso, a implantação do Centro Tecnológico entre um dos pleitos prioritários da Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento (2016-2025), construída pelos empresários da região.

Segundo Antônio Carlos Vilela, presidente da Firjan no Sul Fluminense, a ação visa o desenvolvimento do Sul Fluminense. “Estamos começando uma grande jornada, hoje, para fazer da região um polo de referência em desenvolvimento tecnológico para todo o país”, afirmou.

Através dos esforços para a sua implantação, o APL Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense, em parceria com 12 instituições de ensino, promoveu em março, na Firjan SESI Barra Mansa, um Hackathon com estudantes e profissionais de desenvolvimento de programação de web da região, com o desafio de desenvolver a plataforma virtual, e com o intuito de concretizar o Centro Tecnológico do Sul Fluminense.

Para Felipe Kovags, diretor do Metalsul, o lançamento da plataforma vai aproximar, de vez, o setor produtivo e as instituições de ensino. “Acreditamos 100% no sucesso desse projeto. Agora, as empresas têm que cadastrar suas necessidades na plataforma para começarmos a ver a inovação acontecer”, disse.

O evento foi realizado na CDL Barra Mansa, na manhã desta quarta-feira

SESSÃO DE INOVAÇÃO

Durante o evento, cerca de 30 empresas participaram da Sessão de Inovação, que reuniu instituições de ensino, empresas, startups e empreendedores do Sul Fluminense para networking e identificação de oportunidades de parcerias. A coordenadora regional do Sebrae Rio, Ana Lúcia de Araújo Lima, lembrou que essa aproximação entre empresas e instituições pode trazer ainda mais desenvolvimento para a região. “O sul do estado precisa de pessoas que façam acontecer. Vamos acreditar que é possível melhorar ainda mais a nossa região”.

Ainda durante o evento, houve exposição equipamentos de alta tecnologia existentes em cada uma das 12 instituições envolvidas na construção e consolidação da plataforma virtual. A Firjan SENAI apresentou, por exemplo, um projeto que automatiza partes do processo manutenção da bobina de motores elétricos, aumentando a produtividade do processo e a segurança dos profissionais que nele atuam. O projeto foi desenvolvido por estudantes da instituição, a partir de demanda da CSN.

Deixe um Comentário