Plantio de mudas marca o lançamento das obras do Espaço Cílios do Paraíba, em Porto Real

0

PORTO REAL

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura realizou nesta terça-feira, dia 5, a cerimônia de lançamento das obras de construção do Espaço Cílios do Paraíba. A iniciativa do projeto partiu do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e conta com o apoio da Prefeitura de Porto Real, através da concessão de terra, licenciamento, fornecimento de energia e manutenção do local. O objetivo do espaço é realizar o reflorestamento em uma área equivalente a cinco mil m², na região da Mina Dom Pedro II, onde será criada uma área verde de lazer com mais 650 m². O evento de lançamento foi marcado pelo início do plantio de 200 árvores nativas e também pela doação de mudas aos presentes.

Além da temática ecológica, o Projeto Espaço Cílios do Paraíba, aborda outras questões importantes como a educação e a acessibilidade. O local vai contar com os seguintes elementos: um painel informando os dados sobre a bacia do Rio Paraíba do Sul, uma estrutura para auxiliar nas atividades realizadas no espaço e um jardim sensorial para promover experiências através do tato e olfato aos deficientes visuais e outros usuários.

A secretária executiva do CBH-MPS, Vera Lúcia Teixeira, destacou a importância do projeto, no que se refere à revitalização da Mata Atlântica dentro do município de Porto Real, que hoje representa cerca de 5% da área total. “A nossa proposta é que a gente consiga recuperar o máximo possível da Mata Atlântica, nos locais que ainda não foram urbanizados, resgatando o passado dessa área. Com o apoio da Associação de Areeiros do Sul Fluminense, 200 mudas de espécies foram doadas, todas nativas da Mata Atlântica. Demos assim o início a esse reflorestamento, com árvores frutíferas, para despertar consciência ambiental naqueles que frequentarem a Mina Dom Pedro II”, disse Vera Lucia.

 “O Espaço Cílios do Paraíba vai oferecer à população um ambiente que além de valorizar a natureza, reunirá conforto, lazer e informação. A construção desse local é também uma forma de valorizar nossa história, incentivando o turismo em nossa cidade. É um orgulho para Porto Real ser contemplada com esse projeto de tão grande importância para o meio ambiente”, enfatizou o prefeito Ailton Marques, que adiantou a construção de uma ciclovia que ligará a nova área de lazer ao bairro Novo Horizonte.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo, as obras do Espaço Cílios do Paraíba se iniciam na próxima semana. “A expectativa é que a construção do espaço dure cerca de seis meses, onde as etapas de locação de obra e reflorestamento da área ocorrerão juntas, dinamizando o processo de entrega do projeto para a população”, resumiu. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, entre as 200 mudas que serão plantadas durante o próximo semestre estão: araçá, goiaba, pau-brasil, saboneteira, entre outras espécies.

error: Conteúdo protegido !