Plantão virtual será realizado neste sábado para quem ainda não declarou seu Imposto de Renda

0
RESENDE

O primeiro Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) digital do Brasil inaugurado pela Estácio, durante a pandemia, no Polo de Ensino Digital da Estácio Tom Jobim, assinou convênio com a Receita Federal do Brasil – Delegacia Regional do Rio de Janeiro e, por meio remoto, os cidadãos de todo o país podem contar com diversos serviços digitais gratuitos. Entre eles, destacam-se o preenchimento, a declaração e o envio do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – DIRPF, análise da malha, emissão e regularização de CPF, CNPJ, Microempreendedor Individual (MEI), E-Social, Simples Nacional, PERDCOMP, Código E-CAC, análise de Situação Fiscal, DARF; REDESIM, Certidões Negativas, Parcelamentos, Emissões de DARF e outras ações inerentes ao site da Receita Federal. A instituição de ensino superior dará uma forcinha para quem ainda não fez a declaração do Imposto de renda 2022 e nos dias 21 e 28 de maio (neste sábado e no próximo), das 9h ao meio-dia, realizará plantões virtuais, tirando dúvidas e ajudando a preencher a declaração por meio remoto. Para buscar mais informações e solicitar os serviços, os interessados poderão enviar mensagens por meio do endereço eletrônico: [email protected] estacio.br. Este ano, a Declaração do Imposto de Renda 2022 deverá ser realizada até 31 de maio.

A ideia de criar o 1º NAF Digital do país surgiu da professora Renata Weiss coordenadora — nacional dos cursos de Gestão na Diretoria de Operações Digitais, que desenvolveu um projeto inicial e, juntamente com a professora Claudia Marchiotti, coordenadora do curso de Ciências Contábeis EaD — apresentou à Ana Paula Sacchi, coordenadora nacional da Rede NAF da Receita Federal do Brasil. Renata Weiss salienta que o 1º NAF presencial da Estácio foi criado em 2016 e a instituição foi uma das pioneiras a oferecer tais serviços para a população.

O NAF é um programa de cidadania fiscal da Receita Federal que estabelece uma parceria com instituições de ensino superior, unindo conhecimentos técnicos à prática contábil. Esses núcleos oferecem serviços contábeis e fiscais a pessoas físicas de baixa renda. De acordo com a Receita Federal, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina, inspirados no modelo brasileiro.

“Durante estes atendimentos gratuitos, nossos alunos vivenciam a profissão que escolheram, colocam em prática os conceitos e normas contábeis e financeiras, de forma organizada, individual e humanizada. Por meio desta ação, eles adquirem uma vasta experiência e desenvolvem o papel do voluntariado como cidadão. Seguindo a premissa Educar para Transformar, nosso corpo discente aprende o quanto é importante executar ações sociais”, afirmam as professoras Renata e Claudia.

Atendimento presencial em Volta Redonda

Para os contribuintes que optam em ser atendidos presencialmente, em Volta Redonda a Estácio realiza atendimentos na universidade, que fica na Rua 24, nº 236, no bairro Vila Santa Cecília (anexo ao Colégio Batista), todas as terças e quartas-feiras, das 14 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento prévio e os atendimentos são feitos por estudantes do curso de Ciências Contábeis da universidade.

A graduação em Ciências Contábeis na região é oferecida pela Estácio na Unidade Volta Redonda e informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas diretamente na Unidade, pelo site www.estacio.br , ou pelo telefone (24) 99321-3131.

A Estácio oferece ainda em Volta Redonda as graduações em Medicina Veterinária, Enfermagem, Direito, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Logística, e Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica.