BARRA MANSA
Há dois meses trabalhando, os integrantes do Conselho Comunitário do Plano Diretor (Conplan) estão se reunindo para debater e orientar a revisão do plano das diretrizes de como o município vai trabalhar em diversas áreas. O atual plano da cidade é datado de 2006 e a legislação aponta que ele pode ser revisado com pelo menos dez anos. A intenção da Secretaria de Planejamento Urbano de Barra Mansa é finalizar os trabalhos ainda neste ano, para que a minuta com possíveis modificações seja enviada ao Legislativo para votação.
Participam do Conplan representantes de 17 entidades. Na reunião dessa semana foi apresentada uma proposta de pesquisa sobre o desempenho urbano do município, visando elencar as áreas consideradas prioritárias pelas entidades envolvidas na revisão do Plano Diretor. A pesquisa tem como base os interesses coletivos voltados para a saúde, educação, esporte e lazer, meio ambiente, transporte público, saneamento básico, segurança pública, entre outros.
O secretário de Planejamento Urbano, Eros do Santos, informou que cada segmento social representado no Conpla responderá agora a 25 questionários. “Especificamente um será respondido pelos integrantes que compõem a direção da entidade. Os outros 24, serão respondidos pelos associados. A tabulação das respostas será feita pelo secretário executivo do Conplan, Inácio Lino Pereira. A partir do total de 425 respostas será possível traçar a representação de aproximadamente 180 mil habitantes do município”, estimou o secretário.
Com as respostas, a parte mais difícil da revisão do Plano Diretor, os membros trabalharão nas estratégias para recuperação da urbanidade e da natureza da cidade; consolidação e articulação do tecido urbano; manejo da paisagem no eixo rodoviário federal; desenvolvimento distrital e produção da cidade em relação à sua administração, seus passivos e seus ativos urbanos e o seu papel no desenvolvimento regional.
Eros dos Santos destacou que outra parte importante será a realização de audiências públicas para debater as possíveis alterações e melhorias. Após a minuta é enviada para votação dos vereadores. A próxima reunião do Conselho está agendada para o dia 27 de abril, às 16 horas.