Pinheiral vai realizar o ‘Dia D’ de vacinação antirrábica neste sábado

0

PINHEIRAL
Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Pinheiral estarão funcionando, neste sábado, dia 24, no Dia D de vacinação antirrábica, da 8 às 17 horas. A unidade da Área Rural é a única que estará fechada neste dia, já que recebeu a campanha de forma volante entre os dias 5 e 22.
A vacina antirrábica visa a prevenção da raiva, uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite, uma inflamação no cérebro, e que evolui de forma bem rápida.
Por possuir alto índice de letalidade, a raiva é considerada uma doença fatal. Lembrando que os moradores da Área Rural que não conseguiram vacinar seus animais de estimação no período estipulado ainda podem tentar no Dia D da campanha.
A Secretaria de saúde de Pinheiral recomenda que, a imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade, fêmeas gestantes não devem ser vacinadas, os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas, só serão vacinados os bichos que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos animais, não é permitida a cessão de doses da vacina para a população e até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.