Pinheiral sedia Assembleia do Consórcio intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba

0

PINHEIRAL 

Pinheiral sediou na manhã de ontem (terça-feira, 05), a 1ª Assembleia Geral e a 2ª  Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) 2021 – colegiado de prefeitos, o qual tem como presidente o prefeito do município, Ednardo Barbosa, reeleito por aclamação durante o encontro, que reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde da região.

Foram discutidas importantes pautas como a aprovação da alteração do protocolo de intenções e o estatuto do Cismepa, aprovação do orçamento 2022, melhoria dos serviços ofertados pelo Samu, edital de concurso de projeto, serviço de certificação de óbitos, investimentos para central de regulação, a criação da Sala Lilás para o atendimento às mulheres nos IMLs, adequação no orçamento do Cismepa 2021. Além disso, durante o encontro foi informado que nesta quinta-feira, 07 será votado na ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o PL (Projeto de Lei) que autoriza a participação direta do governo do Estado nos consórcios públicos e ainda a prestação de contas do consórcio do ano de 2020 e a licitação para a implantação de um centro cirúrgico no Hospital Regional Dra. Zilda Arns.

O vice-presidente eleito é Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, prefeito de Resende. O conselho fiscal ficou composto por José Omar de Almeida, prefeito de Rio Claro, Arthur Henrique Ferreira, o Tutuca, prefeito de Piraí, e Mário Esteves, prefeito de Barra do Piraí. Os suplentes eleitos são os prefeitos de Valença, Luiz Fernando Furtado da Graça, de Quatis, Aluísio Max Alves D Elias, e de Rio das Flores, Vicente de Paula de Souza Guedes. Maria da Conceição de Souza Rocha, secretária de Saúde de Volta Redonda foi eleita presidente da assembleia e Maria Augusta Monteiro Ferreira, secretária de saúde de Rio Claro, vice-presidente.

O prefeito, Ednardo Barbosa, falou sobre o empenho do Cismepa na busca por uma saúde de qualidade.

“Tivemos a excelente notícia do projeto de lei que será votado nesta quinta-feira, 07, que autoriza a participação direta do governo do Estado do Rio de Janeiro nos consórcios públicos resultado de uma busca incessante do Cismepa, o que irá favorecer o trabalho do consórcio. Discutimos pautas importantes, além da eleição da nova presidência, melhorias nos serviços prestados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com a contratação de mais médicos e a celeridade na certificação de óbitos, a humanização no atendimento nos IMls, sobretudo às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência com a criação da sala Lilás, cujo recurso é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Antônio Furtado, discussão, adequação e aprovação do orçamento do consórcio, prestação de contas  do ano de 2020 e a licitação para abertura de um centro cirúrgico no hospital Regional Dr. Zilda Arns. Comemoramos avanços e seguimos empenhados e trabalhando pela oferta de uma saúde de excelência em nossa região!”, disse o prefeito.

Deixe um Comentário