Pinheiral realiza novas cirurgias de catarata

0

PINHEIRAL

A prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na última quinta-feira, dia 2, novas cirurgias de catarata, sendo 25 no total. Entre janeiro e julho deste ano o município já havia feito a cirurgia em mais de 100 usuários. Atualmente não há fila de espera pelo procedimento no município.

De acordo com o oftalmologista cirurgião, Bernardo Loyola Villas Boas, o município não suspendeu as cirurgias durante a pandemia, no entanto, redobrou os cuidados com a higienização para evitar o contágio da Covid-19. “Estamos tomando todos os cuidados possíveis e impossíveis para realizar as cirurgias com segurança para os pacientes, com horário marcado, higienizando o centro cirúrgico, entrando e saindo um paciente por vez, trocando todos os materiais e fazendo toda a prevenção com máscara, álcool em gel e material descartável, tudo seguro para a população de Pinheiral”, pontuou Loyola.

O médico explicou que as consultas na Clínica Oftalmológica Municipal são agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e que os pacientes encaminhados à catarata passam primeiro por consulta especializada, exames pré-operatórios para em seguida serem agendados para a cirurgia. Segundo ele, o procedimento é realizado no município uma vez por mês, com agendamento de 15 a 20 cirurgias por dia.