Pinheiral cria centro especializado para cuidado de pacientes oncológicos

Parceria com o GAPC vai garantir suporte integral e humanizado aos pacientes com câncer

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 10 23 at 14.10.55

PINHEIRAL

Considerado um marco na humanização do tratamento oncológico, Pinheiral estabelecerá, em breve, a criação do Centro Municipal de Apoio Oncológico, que terá o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) como essencial parceiro de apoio e capacitação. A Prefeitura deu um passo decisivo no fortalecimento do suporte aos pacientes oncológicos e suas famílias e, em reunião recentemente realizada na sede do GAPC em Volta Redonda, foi formalizada a parceria que resultará na criação do Centro Municipal de Apoio Oncológico, que ficará localizado na Unidade de Saúde da Família do bairro Varjão.

O GAPC atuará como parceiro estratégico, oferecendo suporte técnico, apoio direto em diversas atividades e capacitação de profissionais da rede municipal. O GAPC é uma entidade sem fins lucrativos com mais de 20 anos de atuação, dedicada a amenizar o sofrimento de pacientes diagnosticados com câncer e seus familiares, por meio de uma rede de assistência social, psicológica e prática.

A parceria foi articulada em um encontro com a Relações Públicas do GAPC, Lídia Andrade, e a equipe de Pinheiral, composta pelo Secretário Municipal de Saúde, Everton Alvim; a Superintendente de Programas e Ações, Patrícia Rivello; a Coordenadora de Atenção Primária, Rafaela Roquini; a supervisora da área técnica de doenças e agravos não transmissíveis, Carolina Azevedo; e a vereadora Tânia Amorim.

O Secretário Everton Alvim destacou a relevância da iniciativa para a saúde municipal. “A criação do nosso Centro Municipal de Apoio Oncológico, com o GAPC como parceiro, é uma grande vitória para a cidade. Ele garantirá que nossos pacientes e seus familiares recebam suporte psicossocial, assistencial e nutricional. É um ato de cuidado de grande relevância, fortalecendo a gestão humanizada na saúde”, declarou.

A Coordenadora de Atenção Primária, Rafaela Roquini, reforçou o impacto na rede de saúde. “Essa colaboração fortalece nossa Atenção Básica, permitindo um acolhimento mais completo e integrado. O GAPC será fundamental na capacitação de nossos profissionais, garantindo que o cuidado de qualidade e o apoio necessário cheguem na ponta, perto de quem mais precisa”, afirmou.

Antes da formalização da parceria, o prefeito Luciano Muniz já havia recebido, em seu gabinete, a representante da instituição, Lídia Andrade, para dar início às tratativas do projeto. Nesse encontro inicial, foram discutidos os objetivos da parceria e os primeiros encaminhamentos para viabilizar a implantação do centro no município, demonstrando o empenho da gestão em assegurar um atendimento mais digno e humanizado às pessoas em tratamento contra o câncer.

Com a criação do Centro Municipal de Apoio Oncológico na Unidade de Saúde da Família do Varjão e o apoio estratégico do GAPC, a Prefeitura de Pinheiral reforça seu compromisso com a saúde humanizada e integral, transformando a parceria em um marco para o suporte oncológico e para o acolhimento das famílias que enfrentam o câncer no município.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos