Pinheiral contará com Centro Especializado de Atendimento à Mulher e primeiro mamógrafo a partir desta terça-feira

0

PINHEIRAL
A partir desta terça-feira, dia 14, Pinheiral passará a contar com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e um novo mamógrafo. Focado em atender e ajudar mulheres vítimas de violência, o CEAM vai oferecer ajuda social, jurídica, psicológica e toda uma rede de proteção, além de contribuir ativamente para o planejamento e execução de Políticas Públicas para Mulheres e prevenir o agravo da violência gênero no município.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), vai ser entregue a população às 9 horas pelo prefeito Ednardo Barbosa. O prefeito destacou que, com o CEAM a cidade vai oferecer dignidade e humanidade no atendimento às mulheres que sofreram algum tipo de violência e necessitam de cuidado e atenção e, principalmente, orientação jurídica e proteção. “Mesmo com o momento delicado de pandemia que vivenciamos, seguimos firmes e avançando buscando melhorar os serviços públicos e ofertar à população o que lhe é de direito”, declarou o prefeito.
POPULAÇÃO FORMADA POR MULHERES
Pinheiral é um município de pequeno porte, que possui aproximadamente 25.560 habitantes, segundo o IBGE, sendo 51,43% da população formada por mulheres. Só em 2019 foram registrados em Pinheiral 438 ocorrências de violência contra a mulher. Os dados são do Dossiê Mulher divulgados em 2020. Segundo o levantamento, 118 mulheres foram vítimas de violência física, uma de homicídio, 116 de lesão corporal dolosa, 14 de violência sexual, 14 estupros, 108 de violência psicológica, 58 de violência moral e, por fim, nove de violência patrimonial.  O dossiê Mulher é organizado a partir dos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro e é referenciado aos casos registrados no ano anterior à sua publicação.
Segundo declarou a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, atualmente as mulheres vítimas de violência doméstica são acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO
A secretária explicou que, analisando os dados dos Registros Mensais de Atendimento (RMA), da vigilância socioassistencial, é possível observar que menos da metade das mulheres em situação de violência doméstica estão em acompanhamento sistemático. “Este fato nos chamou atenção para a necessidade da implantação de um equipamento especializado para trabalhar as questões de gênero e violência doméstica no município”, explicou Patrícia.
Ainda segundo a secretária, a Coordenadoria da Mulher possui 20 mulheres cadastradas e, atualmente, atende aproximadamente 100 mulheres por mês em ações realizadas no Espaço Mulher através da arteterapia, coral, atividades físicas e oficinas em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Todas as atividades são voltadas ao empoderamento feminino, bem como para prevenção de situações de violência de gênero. Com a implantação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher o atendimento à Mulher será feito de forma individualizada, sigilosa e com a equipe multidisciplinar.
PRIMEIRO MAMÓGRAFO DA CIDADE
Com a inauguração do novo e primeiro mamógrafo da cidade,
as quase 14 mil mulheres cadastradas na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde de Pinheiral terão acesso direto ao atendimento. O aparelho vai ser instalado no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, localizado na Rua Francisco Ribeiro de Abreu, 60, Centro, nesta terça-feira, às 11 horas. Segundo o prefeito, trata-se de um momento histórico que marcará ainda mais as celebrações dos 27 anos da cidade. Para Ednardo, também simboliza uma grande conquista para a saúde pública da população feminina pinheiralense, que até então precisava se deslocar para realizar o exame de mamografia em outras cidades ou por meio do mamógrafo móvel. A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama.
O secretário de Saúde do município, Everton Alvim, falou sobre a instalação do aparelho e como ele irá ajudar nos atendimentos do dia a dia. Alvim declarou ainda que a cidade de Pinheiral é considerada uma cidade pequena, todavia, nos últimos anos ela tem crescido bastante e nós da Secretaria de Saúde estamos buscando avançar junto.
O prefeito Ednardo declarou que já havia visto a necessidade e colocado em seu plano de governo a implantação deste aparelho essencial para a saúde feminina. “Fico muito feliz de poder fazer parte de mais uma entrega importante do nosso prefeito a nossa cidade, como ele sempre diz, precisamos ofertar a população o que ela realmente precisa, e vamos conseguir dar um passo muito grande que reflete diretamente na vida das mulheres de Pinheiral e conseguir salvar mais vidas”, informou o secretário.

Deixe um Comentário