Pinheiral alcança nota máxima em análise de capacidade de pagamento e pode contratar empréstimos com garantia da União

0

PINHEIRAL

A Prefeitura de Pinheiral atingiu nota máxima na avaliação do Tesouro Nacional sobre a Capacidade de Pagamento (CAPAG), conquistando a nota A em 2020, conforme dados divulgados pela instituição. O levantamento coloca Pinheiral como a mais bem avaliada entre as cidades da região, saindo na frente de importantes cidades da região.

A CAPAG é uma classificação de risco do Tesouro, o município bem avaliado é considerado bom pagador e pode acessar financiamentos com juros mais baixos, especialmente por contar com a União como seu garantidor.

Para o secretário de Finanças Wanderson Siqueira de Castro, a avaliação é fruto de um trabalho que teve início em 2017, quando o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, assumiu a sua primeira gestão e o município detinha classificação C.

“Quando o prefeito Ednardo assumiu o município estava numa situação financeira muito complicada. Iniciamos uma contenção de despesas, nos empenhamos para aumentar a arrecadação e conduzimos a situação de forma muito cautelosa. De lá pra cá, diante de todas as dificuldades e problemas, trabalhamos o que era estritamente necessário para que o município não parasse. Então essa nota, que se refere ao ano de 2020, vem coroar todo o trabalho que iniciamos no ano de 2017”, pontuou o secretário.

Atingir a nota máxima da avaliação reflete nos serviços ofertados à população, já que amplia as possibilidades de captação de recursos via empréstimos para novos investimentos.

“A exemplo, os recursos desses empréstimos são convertidos em aquisição de equipamentos. Atualmente necessitamos de um caminhão pipa com bomba para abastecer diversos bairros que sofrem com a falta de água. Como também para a utilização em época de seca, período que aumentam as queimadas. Precisamos comprar também mais caminhões e maquinários para podermos fazer a manutenção asfáltica das vias da cidade, entre outros”, salientou Wanderson.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, comemora a nota da CAPAG. Para ele, o parecer do Tesouro Nacional é fruto de seriedade na condução dos trabalhos e respeito pelo dinheiro público.   “Quando assumimos o município em 2017 nos deparamos com muitas dívidas e um déficit de mais de R$ 3 milhões. A avaliação favorável é motivo de muito orgulho e, sobretudo, resultado de um trabalho sério, cujo principal objetivo era sanar dívidas e poder trabalhar por Pinheiral com tranquilidade. Não paramos, trabalhamos com cortes de despesas, fizemos o melhor pelo município nos últimos quatro anos e tivemos sucesso. Posso dizer que agora podemos respirar e comemorar o resultado do trabalho e que daqui em diante faremos ainda muito mais pela nossa cidade”, disse Ednardo.

CAPAG

A CAPAG é uma classificação de risco do Tesouro para estados e municípios com capacidade de honrar seus compromissos. Somente os entes federativos que possuem notas A ou B são elegíveis para obterem empréstimos com garantias da União com valores superiores e juros mais baixos.

Deixe um Comentário