Piloto argentino de nove anos morre após acidente em Interlagos

0

SÃO PAULO

O esporte a motor de duas rodas sul-americano está de luto. Foi confirmada na noite de segunda-feira, dia 17, a morte de Lorenzo Somaschini, de nove anos, após um grave acidente sofrido durante a etapa de Interlagos do SuperBike Brasil.

Natural da cidade de Rosário, na Argentina, Somaschini estava no Brasil para a disputada Honda Junior Cup, categoria para crianças com idade entre 8 e 16 anos que integrava a programação do SuperBike Brasil na cidade de São Paulo.

Ele sofreu um grave acidente ainda durante os treinos livres da sexta-feira, dia 14, com uma forte queda na saída do Pinheirinho. Lorenzo foi atendido ainda no autódromo pela equipe médica e levado para o centro médico de antes de ser encaminhado para o Hospital Albert Einstein, na zona sul da Capital paulista. Somaschini permaneceu na UTI ao longo do fim de semana, mas não resistiu aos ferimentos, e sua morte foi confirmada pela categoria na noite desta segunda-feira por meio de um comunicado publicado em suas redes sociais.

Nota de pesar da organização

“O SuperBike Brasil comunica, com muita tristeza e pesar, o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini nesta segunda-feira (17/6), às 19h43. O argentino, natural de Rosário, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), sob cuidados médicos intensivos e, infelizmente, não resistiu”. “A organização do SuperBike Brasil está prestando total assistência à família do piloto desde sexta-feira (14/6), quando o argentino teve uma queda durante o primeiro treino livre da Jr Cup, válido pela 4ª etapa do SuperBike Brasil, no Autódromo de Interlagos. Logo que caiu na saída do Pinheirinho, o piloto foi prontamente atendido no local pela equipe médica em ambulância UTI”. “Na sequência, foi encaminhado para a sala de emergência do autódromo, onde houve a estabilização do seu quadro clínico. Após esse procedimento, foi realizada a remoção médica, em unidade de suporte avançado (UTI móvel), para o Hospital Geral da Pedreira, onde permaneceu até a madrugada de sábado (15/6), seguindo todos os protocolos médicos até ser feita a transferência para o Hospital Albert Einstein”. “Todos da equipe do SuperBike Brasil estão consternados com o acontecimento e manifestam sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos de Lorenzo”.

O empresário de Lorenzo e piloto de motocicletas, Diego Pierluigi deu uma entrevista à emissora de rádio argentina LA100 onde deu detalhes sobre o acidente antes da confirmação da morte. “Ele estava na segunda volta quando sofreu a queda na curva mais lenta do circuito. Foi uma união de muitas coisas. Sofreu um highside [movimento onde a moto cruza, trava e acaba ejetando o piloto]. Foi uma queda muito lenta, mas ele bateu a cabeça em uma posição que hoje o coloca lutando pela vida”.

Somaschini completaria dez anos no próximo dia 17 de julho, mas já tinha uma extensa carreira nas duas rodas. Com apenas três anos, ganhou uma minimoto de seu pai, passando a treinar na escola de pilotos de Pierluigi.

O ano de 2024 marcava sua estreia nas competições, disputando a temporada regular da Jr Cup no SuperBike argentino antes de optar pela participação na prova em Interlagos.

Deixe um Comentário