RIO DE JANEIRO/ITATIAIA
O principal alvo da segunda fase da Operação Barco de Papel foi preso, na manhã desta terça-feira, dia 3, durante uma abordagem da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itatiaia. O investigado foi detido enquanto trafegava em um veículo alugado, dando início à nova etapa da operação que apura crimes contra o sistema financeiro envolvendo a gestão de recursos da RioPrevidência.
A ação foi apoiada pela Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos (DEAIN), e a prisão aconteceu após investigações que indicaram a participação do suspeito em atividades criminosas relacionadas à ocultação de provas e obstrução das investigações. Após a abordagem, o investigado foi conduzido para a Delegacia da Polícia Federal (DPF) em Volta Redonda, onde passou pelos procedimentos de polícia judiciária.
Em seguida, ele será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro para ser ouvido e, posteriormente, será transferido para o sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da Justiça. A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos endereços no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, ligados a outros envolvidos no esquema. A prisão foi determinada pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que considerou o risco de destruição de provas e interferência no curso das investigações.

