PF prende dupla com 20 quilos de pasta base de cocaína em Piraí

0

PIRAÍ

Na madrugada desta quarta-feira, dia 22, a Polícia Federal prendeu, em flagrante, dois homens, de 28 e 47 anos, que transportavam 20 quilos de pasta base de cocaína de São Paulo para o Rio de Janeiro, no interior de um veículo. O flagrante ocorreu na altura de Piraí.

A abordagem realizada pelos policiais federais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/RJ) ocorreu na Rodovia Presidente Dutra e contou com o apoio do cão farejador Apollo para localização da droga, oculta no porta malas do veículo.

Segundo a PF, os presos foram encaminhados à Superintendência Regional, na Praça Mauá, para registro do auto de prisão em flagrante. Eles responderão pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

Em nota, a Polícia Federal explicou que esta ação ocorre durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei 13.840/2019, no período de 21 a 24 de junho, em que são promovidas ações voltadas à prevenção e a repressão ao tráfico de drogas em todo o Brasil. “De acordo com o artigo 19-A da Lei 11.343/06, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoverá ações voltadas à redução da oferta de drogas no país. A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho”, informou a nota.

O objetivo é intensificar as ações de repressões tanto nos aeroportos como nas rodovias utilizando cães farejadores. “O uso abusivo de drogas é um problema de saúde pública em escala internacional, com consequências que afetam a saúde física e psicossocial de indivíduos de todas as classes sociais, faixas etárias, gêneros e raças, segundo a Organização Mundial da Saúde”, concluiu a nota da Polícia Federal.