PAÍS
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (25/6) a Operação Multiplus, voltada ao combate da aquisição, armazenamento e comercialização de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. A ação ocorreu nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Maranhão, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão.
As investigações apontaram que um dos alvos, residente em Nova Iguaçu/RJ, comercializava fotos e vídeos com conteúdo abusivo na internet. O material era repassado para outros investigados, entre eles um homem que foi preso em flagrante durante o cumprimento do mandado em Londrina/PR. Ele armazenava arquivos com cenas de abuso sexual infantil em dispositivos eletrônicos.
A operação é desdobramento de apurações iniciadas a partir de relatórios enviados pelo NCMEC (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas), organização norte-americana que colabora com a Polícia Federal no rastreamento de crimes contra menores.
O material apreendido, incluindo smartphones e dispositivos de armazenamento, será periciado. As investigações seguem para identificar possíveis outros envolvidos. A Operação Multiplus reforça o compromisso do Brasil com a proteção da infância, conforme estabelecido em tratados internacionais.