VOLTA REDONDA
O delegado da Polícia Federal (PF) em Volta Redonda, Carlos Alberto da Silva Santos, destacou as ações de aproximação entre a instituição e a sociedade, desenvolvidas há cerca de um ano na cidade. A iniciativa integra o programa de cuidado da saúde mental dos policiais e inclui momentos de reflexão e espiritualidade, conduzidos por diferentes lideranças religiosas convidadas, em uma dimensão inter-religiosa.
O momento de reflexão com os servidores aconteceu na segunda-feira, dia 6, na sede da Polícia Federal, no bairro Aterrado. A atividade contou com a preleção do padre Juarez Sampaio de Carvalho, Vigário Episcopal para a Dignidade Humana e o Meio Ambiente e pároco da Paróquia Santo Antônio, em Volta Redonda. Também participaram servidores da PF, além de representantes do Movimento Ética na Política (MEP.VR) e do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal Fluminense UFF.
“A Polícia Federal, diferente de outros órgãos de segurança, não possui capelania formal, mas dentro do nosso plano de cooperação, vimos a oportunidade de trazer cuidado espiritual e psicológico aos servidores”, explicou o delegado. CUIDAR DE QUEM CUIDA Durante o encontro, após a fala do padre Juarez, o delegado ressaltou o valor do amor como serviço ao outro e o significado do amor ágape. Enfatizou a importância de momentos de fé e espiritualidade no ambiente policial. Segundo ele, a proposta é ‘cuidar de quem cuida’, fortalecendo o equilíbrio emocional dos agentes para oferecer um serviço de excelência à sociedade.
Além dos encontros internos, a Polícia Federal de Volta Redonda tem promovido palestras e atividades externas, como o programa Guardiões da Infância, voltado à prevenção do abuso e da exploração de crianças e adolescentes. “A gente se cuida para cuidar. Essa aproximação com a sociedade é um processo que beneficia todos, a instituição, os servidores e a comunidade”, concluiu o delegado.
PF em Volta Redonda fortalece laços com a comunidade e promove cuidado espiritual dos servidores
Iniciativa integra o programa de cuidado da saúde mental dos policiais e inclui momentos de reflexão e espiritualidade, conduzidos por diferentes lideranças religiosas convidadas, em uma dimensão inter-religiosa
O momento de reflexão com os servidores aconteceu na segunda-feira, dia 6, na sede da Polícia Federal, no bairro Aterrado - Divulgação

