Rio
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro, a Operação Segundo Mandamento para combater o tráfico de animais silvestres em aplicativos de mensagens e nas feiras livres do estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, os agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo e Magé, todas na Região Metropolitana do Rio. A investigação começou a partir de prisões em flagrante de pessoas que transportavam grandes quantidades de animais em diferentes pontos do estado.
Segundo a Polícia Federal, os investigados também são suspeitos de envolvimento em um esquema internacional de tráfico de micos-leões-dourados, que já resultou na apreensão dos animais no Suriname e no Togo. As apurações ainda indicaram que a organização criminosa vinha lavando o dinheiro obtido de forma ilegal. Por decisão da Justiça, foram bloqueados bens dos investigados no valor de R$ 2 milhões.
Os alvos da operação devem responder por crimes ambientais, receptação qualificada, associação criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.