Nova Iguaçu/RJ
Na manhã desta quinta-feira, 26, a Polícia Federal deflagrou a Operação Olho de Hórus VII, com o objetivo de combater a prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo cenas de violência sexual infantil na internet.
Na ação de hoje, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada em Guadalupe/RJ, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Durante as buscas, os policiais federais confirmaram que o investigado participava de grupos de compartilhamento de imagens contendo cenas de abuso sexual infantil e efetuaram a sua prisão em flagrante e apreenderam seus dois aparelhos celulares, que serão submetidos à perícia técnica criminal.
As investigações foram iniciadas em 2024, por meio de ferramenta de investigação que identificou que o investigado baixava e compartilhava o conteúdo ilícito na rede mundial de computadores.
O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para lavratura do auto de prisão em flagrante e, posteriormente, será levado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da justiça. Ele responderá pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias que contém cenas de abuso sexual infantojuvenil.
O nome da operação faz referência ao Olho de Hórus, símbolo egípcio que representa poder e proteção. Seu sentido também esta atrelado à onisciência, ou seja, o conhecimento sobre todas as coisas, sendo considerado como “o olho que tudo vê”.