>
a voz da cidade presencial 2025

PF deflagra Operação Farra Brasil 14 contra fraudes no app CAIXA TEM

Por Mônica Vieira
whatsapp image 2025 04 15 at 09.09.10
728x90 seguranca

Niterói/RJ

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Farra Brasil 14, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fraudes por meio do aplicativo CAIXA TEM. Cerca de 80 agentes cumprem 23 mandados de busca e apreensão em sete cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Macaé e Rio das Ostras.

As investigações apontam que o grupo pagava propinas a funcionários da Caixa Econômica Federal e de lotéricas para obter acesso a contas sociais de terceiros e desviar recursos de programas como Bolsa Família, FGTS e Seguro Desemprego.


A Justiça Federal também determinou medidas cautelares contra 16 investigados, que agora respondem por crimes como organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa e passiva, além de inserção de dados falsos em sistemas públicos – crimes que podem somar até 40 anos de prisão.

Desde a criação do app CAIXA TEM, em abril de 2020, foram registrados cerca de 749 mil processos de contestação, resultando em mais de R$ 2 bilhões devolvidos pela Caixa aos prejudicados.

A operação contou com o apoio da CEFRA (Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude) e da Corregedoria Regional da Caixa no Rio de Janeiro.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos