Na manhã de hoje, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram a OPERAÇÃO CAMALEÃO.COM em decorrência de investigações que apuram a possível prática de organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/2013), crimes de falsificação de documento público (CP, cart. 297), uso de documento falso (CP, art. 304) e fuga de pessoa presa (CP art. 351), havendo ainda a possibilidade da prática de crimes funcionais como corrupção (artigo 317 do CPB).
Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, nos municípios de Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Rio de Janeiro e Belo Horizonte/MG.
Os crimes cometidos tiveram como objetivo a liberação de presos, condenados pela Justiça Federal, que cumpriam pena no sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro, com base em alvarás de soltura, certidões e decisões judiciais falsificados.
Os presos serão conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde serão ouvidos e todos os materiais relacionados às práticas criminosas serão apreendidos.