Petrobras adota política de divulgação de preços dos combustíveis

0

BARRA MANSA

A Petrobras adotou mais uma política de preços. Desta vez, em seu site (http://www.petrobras.com.br/pt/) passa a divulgar preço médio nacional do litro da gasolina e do diesel. Em comunicado, a empresa alega que essa mudança dá mais transparência à composição do preço final dos combustíveis. Ontem, a estatal anunciou o novo reajuste de combustíveis: o preço médio do litro da gasolina A sem tributos será de R$ 1,5148 e o diesel A de R$ 1,7369.

O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. A lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros.

De acordo com o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e lojas de conveniência no estado do Rio de Janeiro, José Luiz da Rocha Compasso, a transparência pode ajudar no consumidor final. “A Petrobrás aplicando essa medida é uma forma de combater as arbitrariedades cometidas pelas distribuidoras que colocam o preço que querem, sem fiscalização alguma”, destaca o sindicalista.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !