Pessoas que sofrem com fibromialgia podem ter atendimento preferencial em filas

0

BARRA MANSA

Tramita no Legislativo de Barra Mansa um projeto de lei de autoria do vereador Vicente Carneiro Leão Filho (PSB), voltado para beneficiar pessoas que sofrem com fibromialgia.

Segundo o projeto de lei, que está sendo analisado pelas comissões da Casa, os órgãos públicos, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas na cidade ficarão obrigadas a oferecer, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia.

O artigo segundo determina que as empresas comerciais que recebem pagamentos de contas deverão incluir as pessoas com fibromialgia nas filas de atendimento preferencial já destinadas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência no horário de funcionamento. “A fribromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas de dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono”, disse o vereador, lembrando que antigamente as pessoas que apresentaram dores generalizadas não eram levadas a sério, assim como problemas emocionais. Porém, após estudos verificou-se que a síndrome é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade da pessoa frente a um estímulo doloroso, mas ainda não é reconhecida como doença grave.

O vereador cita que a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial, grande maioria mulheres. Para Vicentinho, o projeto visa aprimorar o atendimento preferencial já oferecido aos idosos, gestantes, através de legislação federal.

O projeto precisa ser votado em duas discussões e depois ser sancionado pelo Poder Público

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !