BARRA DO PIRAÍ
Os clientes do centro comercial de Barra do Piraí são na maioria mulheres, que fazem compras toda semana, principalmente alimentos e outros produtos de supermercado. O perfil foi apontado por pesquisa do Sebrae Rio, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) da cidade, com 391 consumidores. O estudo faz parte do projeto de revitalização do local e gerou uma cartilha que será lançada no dia 10/04, às 9h, no Cineshow Barra do Piraí, durante evento com palestra do especialista em varejo Marcos Fábio. As inscrições são pelo link https://forms.office.com/r/c2yk61gUdK.
“Criamos um movimento para que o centro comercial volte a ser referência na região. Buscamos, então, o apoio do Sebrae para orientar empresários, cidadãos e poder público a caminharem no mesmo sentido e assim tornarmos a região mais frequentada da cidade num local próspero e agradável, que contribua para a geração de empregos e o desenvolvimento do município”, conta o presidente do Sicomércio, Jorge Guilherme Aiex.
Além das entrevistas com os clientes, houve pesquisas para avaliar o funcionamento das lojas e questões externas de responsabilidade pública. Da vitrine para fora, o estudo apontou oportunidades de melhoria em vagas de estacionamento e limpeza na área. Na análise interna, em 16 lojas de oito segmentos, foram verificados quesitos como preço, qualidade das peças, exposição, marketing e atendimento.
“O Sebrae tem uma metodologia de transformação dos centros comerciais em todo o país e pela nossa experiência percebemos que o atendimento de qualidade é o primeiro passo para conquistar a fidelidade do cliente”, afirma Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio na região do Médio Paraíba.
Oportunidades
A partir da análise do comportamento dos consumidores e do que foi visto ao longo de toda a pesquisa, a cartilha pontua diversas oportunidades para melhor organização e desenvolvimento do centro comercial e das empresas ali situadas:
– Incentivar excelência no atendimento;
– Orientar os vendedores continuamente e de forma construtiva para que aprimorem suas habilidades;
– Cuidar bem das vitrines, da exposição de preços e da comunicação interna para melhoria da experiência dos clientes;
– Tornar o centro comercial mais atrativo;
– Facilitar acesso e trânsito de clientes naquela área.