SUL FLUMINENSE
Segundo uma pesquisa realizada pela Selectra, com base nas reclamações feitas no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sobre operadoras de celular, ao todo foram 4.201 queixas da população de três cidades da região em 12 meses, de novembro de 2019 até outubro de 2020. As cidades analisadas foram: Barra Mansa (1.133), Volta Redonda (2.402) e Resende (666).
A operadora Vivo é a líder, com 37% das reclamações, seguida da Tim 23% e Claro 20%. A Oi ficou em quarto lugar com 13% do total. Demais operadoras, como Nextel e Correios Celular, somam juntas os 6% restantes. Ainda de acordo com a pesquisa, a Vivo é a operadora com mais clientes nas três cidades, são cerca 283 mil. A Tim e a Claro seguem na disputa pelo segundo lugar, com 118 mil e 109 mil clientes respectivamente. Oi é a quarta com 65 mil e Nextel aparece em quinto com 20 mil.
Apesar de ser a líder em reclamações, a Vivo é a operadora com menos queixas somando o total de clientes. A média é de cinco reclamações para cada mil clientes. Esse mesmo índice para a Nextel é pouco mais que o dobro, são 11 clientes insatisfeitos a cada mil, sendo o maior número entre todas as empresas. Claro e Tim apresentam um índice de reclamação igual, são oito reclamações para cada mil clientes em cada empresa. A Oi possui nove reclamações por cada mil clientes.
O principal tipo de reclamação está relacionado a cobrança que corresponde a 33% do total, essas queixas estão relacionadas alterações na data e/ou forma de pagamento sem consentimento do cliente, cobranças após o cancelamento da prestação de serviço, cobranças de contas já pagas, cobranças de serviços não prestados e cobrança de serviços não contratos.
Para abrir um chamado na Anatel, os clientes primeiro devem tentar solucionar as pendências com as operadoras e se não conseguirem, podem abrir uma reclamação formal na agência. Assim, as operadoras terão dez dias corridos para resolver o problema.