>
a voz da cidade presencial 2025

Perfil dos candidatos a prefeito da região

Na edição de hoje do Jornal A VOZ DA CIDADE, destacamos os perfis dos candidatos a prefeito de dez cidades da região: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda

Por Carol Macedo
asset 7
728x90 seguranca

Na edição de hoje do Jornal A VOZ DA CIDADE, destacamos os perfis dos candidatos a prefeito de dez cidades da região: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda. Nos próximos dias, acompanharemos de perto as campanhas eleitorais de cada um, por meio de um Caderno Eleitoral exclusivo.

ANGRA DOS REIS

 CLÁUDIO FERRETI (15) – MDB

ferreti angra dos reis

Cláudio de Lima Sirio, mais conhecido como “Ferreti,” é um grande conhecedor e apaixonado por Angra dos Reis, cidade onde nasceu e cresceu. Casado há 38 anos com a também servidora pública Beth Brito, tem três filhos e cinco netos. Engenheiro e servidor da prefeitura há quase 40 anos, Ferreti tem um histórico de participação em projetos transformadores para Angra, como o “Águas Vão Rolar,” que minimizou o impacto dos alagamentos no Centro, o Polo Universitário da Verolme e o Parque Tecnológico do Mar. Reconhecido por seu perfil de realizador, sempre esteve nos bastidores das grandes obras e iniciativas. Desde o primeiro dia da gestão de Fernando Jordão, Ferreti foi uma peça fundamental, ganhando a confiança do prefeito para assegurar que os projetos saíssem do papel. Conhecido por sua habilidade em lidar com pessoas e gerenciar conflitos, Ferreti se estabeleceu como uma liderança respeitada e admirada. Seu trabalho foi decisivo para a implementação de projetos importantes para o município, como o Cartão Educação, o Hospital Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) e a UPA Infantil.  Ferreti sempre foi uma pessoa à frente do seu tempo, promovendo mudanças significativas e inovadoras, como a duplicação dos acessos ao Centro da cidade, mesmo quando muitos duvidavam da viabilidade dessa iniciativa. Determinação e visão de futuro são algumas das características que o fazem estar preparado para avançar.

RAFAEL RIBEIRO (50) – PSOL

rafael angra dos reis

Rafael Ribeiro é casado com Sylvia Chada, pai de duas filhas e avô de três netos. Mestre em Geografia pela UFF, atua como Engenheiro Agrônomo na Prefeitura de Angra dos Reis desde 1992. Exerceu as funções de subsecretário de Agricultura e Pesca, secretário de Atividades Econômicas de Angra dos Reis, e Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro: sempre atuando em políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável. Há mais de 20 anos atua na SAPE (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica) em defesa do patrimônio ambiental, da abertura de praias, da recuperação ambiental de rios áreas urbanas, e do fortalecimento territorial e cultural de comunidades rurais e tradicionais da Ilha Grande, e de todo município – como o Quilombo Santa Rita e a Aldeia Sapukai no Bracuí. Como candidato propõe a valorização do patrimônio ambiental e do saneamento para Angra dos Reis; uma política habitacional voltada a reduzir o número de famílias em áreas de risco; melhorar, baratear e ampliar o sistema público de transporte urbano e marítimo; democratizar a gestão de ensino e ampliar o número de escolas e creches integrais como prevê o Plano Municipal de Educação; melhorar a saúde preventiva, investimento em especialidades e agilizando os serviços; e finalmente, fortalecer a cultura e esportes nos bairros, com apoio aos talentos locais.

RENATO ARAÚJO (22) – PL

renato araujo angra dos reis

Renato Araújo, cristão e dedicado pai de família, é um exemplo vívido de dedicação e superação. Nascido em Angra dos Reis e criado nos bairros Camorim Grande e Parque Mambucaba, Renato teve uma infância marcada por desafios financeiros, mas nunca desistiu de seus objetivos. Educado em escolas públicas, ele se destacou ao seguir carreira na Marinha do Brasil. Hoje, Renato é um exemplo de sucesso e integridade, sempre pautado pela ética e justiça em suas ações. Casado com Tainá e pai de Maria Eduarda e Davi, ele personifica a esperança e a determinação de quem acredita na possibilidade de mudança e melhoria contínua.

 VENISSIUS (44) – UNIÃO BRASIL

venissius angra dos reis

Venissius Barbosa chegou em Angra dos Reis aos nove anos, quando seu pai trabalhava na construção da estrada Rio-Santos. A primeira casa para moradia da família foi construída no Morro da Cruz, onde Venissius viveu uma infância simples, mas rica em valores e ensinamentos. Aos 14, Venissius deu seu primeiro passo no mercado de trabalho, ingressando como menor aprendiz no Banco do Brasil, na posição de office-boy. Anos mais tarde viria a se casar com Conceição, com quem mantém matrimônio até hoje. Ambos são pais de Vinicinho e Léo. Venissius Barbosa é uma das lideranças mais atuantes e reconhecidas em Angra dos Reis por sua conduta resolutiva. Com uma trajetória marcada pela experiência e capacitação, se destaca como um gestor comprometido com resultados e eficiência. Foi ele quem recuperou a saúde financeira da cidade em um de seus momentos mais críticos, quando salários do setor público estavam atrasados. Guiado por princípios sólidos, Venissius valoriza a transparência em todas as ações governamentais e na prestação de contas. Sua postura ética assegura que suas ações sejam sempre livres de escândalos. Seu compromisso com a comunidade é evidente na sua escuta e proximidade com os moradores. “Política do cuidado para o morador” é o seu lema.

 ZÉ AUGUSTO – 10 (REPUBLICANOS)

ze augusto angra dos reis

Zé Augusto tem 45 anos, nasceu no bairro da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, filho único de dona Fátima, sempre levou o trabalho muito a sério. Por vir de uma família humilde, Zé sempre teve que correr atrás dos seus ideais. Aos seus 17 anos, iniciou um estágio no INSS e depois foi contratado. Após alguns anos, foi trabalhar na Câmara dos Vereadores. Em 2016, foi o vereador mais votado daquele ano, logo depois se tornando o presidente da câmara mais novo da história de Angra dos Reis. Em sua jornada fez ações de muito peso: acabou com o voto secreto na câmara, solicitou um painel eletrônico para que todos vissem a votação de forma aberta, unificou os prédios do Poder Legislativo, diminuindo custos, foi o criador da lei da ficha limpa no município, e muitos outros feitos. Zé, durante o seu mandato de vereador, buscou a vinda de empresas de grande porte para a cidade, para uma efetiva geração de empregos, lutou por uma saúde digna em Angra e luta até hoje pela qualidade dos serviços de fornecimento de energia e de água da cidade e da Ilha Grande. Durante a pandemia de 2019, quando todos estavam em casa, Zé Augusto foi para as ruas continuar seu trabalho de fiscalizar e doou boa parte de seu salário, para mais uma vez beneficiar o povo. Em 2020, Zé foi impulsionado a vir candidato a prefeito e teve 31.098 votos na cidade de Angra dos Reis. Toda trajetória de trabalho de Zé Augusto foi pautada em transparência e muito trabalho. Ele é casado e tem dois filhos.

BARRA DO PIRAÍ

ANTONIO FURTADO (44) – UNIÃO BRASIL

delegado antonio furtado barra do pirai

Antonio da Luz Furtado, 52 anos, natural do Rio de Janeiro, recebeu em 2023 o título de Cidadania Barrense por sua dedicação como Delegado de Polícia à população. Casado e pai de família, chegou ao Sul Fluminense em 2011, onde se destacou na luta contra a criminalidade à frente das delegacias de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Barra do Piraí. Criou o NUAI (Núcleo de Atendimento ao Idoso) e lançou o programa “Teia Invisível”, que foi o primeiro disque-denúncia da Polícia Civil no Estado, criado em parceria com a prefeitura de Volta Redonda. Além de combater crimes, atuou na educação e conscientização, impactando mais de 40 mil jovens com a palestra “A Vida Vale Mais”, sobre os perigos das drogas. Também apoia mulheres com a palestra “Lei Maria da Penha: conhecer para se proteger” e lançou “Escola Sem Medo” em 2023 para prevenir bullying, fake news e atentados às escolas.  Como deputado federal entre 2019 e 2022, destinou mais de R$ 154 milhões para o Sul Fluminense. Investimentos em creches, escolas, hospitais, infraestrutura, segurança, entre outros. Conseguiu ainda, por meio de verba de bancada, trazer o primeiro aparelho de ressonância magnética público para o Hospital Regional.

DIONE ESTEVES (15) – MDB

dione caruzo barra do pirai

Dione do Mario Esteves é um nome que vem se destacando na política local como candidato a prefeito pelo MDB, trazendo uma vasta experiência em gestão pública e um profundo compromisso com a comunidade. Sua trajetória profissional e pessoal reflete sua dedicação em servir e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos barrenses. Dione já ocupou diversos cargos importantes na administração pública, sendo secretário de Planejamento, Administração, Fazenda e Saúde. Em cada uma dessas posições, ele demonstrou competência e liderança, implementando políticas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Com 14 anos de experiência como gestor público, Dione tem um conhecimento profundo das necessidades e desafios da administração municipal. Antes de sua atuação na gestão pública, Dione foi ferroviário por 27 anos, uma carreira que lhe proporcionou uma visão prática e dedicada ao trabalho em equipe e ao cumprimento de metas. Casado há 31 anos com Carla Caruzo, Dione é um exemplo de dedicação à família. O casal está prestes a receber a alegria de se tornar avós pela primeira vez. Eles têm dois filhos, Matheus e Lucas, que seguem os valores de integridade e responsabilidade ensinados por seus pais.

JOÃO CAMERANO (30) – NOVO

dr. joão camerano barra do piraí

Dr. João Camerano, é barrense, médico, casado e pai de três filhos. Com uma vida dedicada à população, Camerano atuou por mais de 40 anos na Santa Casa, fazendo milhares de cirurgias, foi secretário de saúde por cinco anos e hoje, aos 70 anos, atua como auditor em um plano de saúde privado, além de ser o atual vice-prefeito de Barra do Piraí.  Depois de quatro anos de governo, dialogando e participando do primeiro mandato do atual prefeito, João aceitou vir como vice pela segunda vez, vencendo novamente a eleição, mas infelizmente o segundo mandato não teve o mesmo diálogo e Camerano se afastou diante de tantas divergências. Agora, nas eleições de 2024, João se lança candidato a prefeito em oposição ao atual governo, escolheu o partido Novo por seus valores de coragem para enfrentar o sistema, transparência e competência para governar. Disposto a pôr em prática toda a experiência que acumulou no passar desses anos, mesmo estando afastado do governo, João nunca deixou de observar de perto a gestão pública, a fim de diagnosticar com agilidade os problemas e assumir a prefeitura, já implantando as soluções. Sabendo que uma das características negativas do atual governo é a frieza e a incapacidade de ouvir a população, Camerano buscou Toni Albex, um pastor com muita capacidade de ouvir e acolher as pessoas, para enfrentar com ele essa missão de cuidar dos barrenses.

 GILBERTO DE SOUZA (13) – PT

gilberto barra do piraí

Gilberto de Souza, tem 61 anos, nascido e criado em Barra do Piraí, casado, é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2002. Gilberto é filho de Iolanda Rossi de Souza e Walter de Souza. No SENAI, fez o curso técnico em Desenho Mecânico. Logo entendeu que deveria buscar outras oportunidades e, em 1982, ingressou no Bradesco. Em seguida, em 1984, após uma breve passagem em um emprego no Estado, Gilberto ingressou no sistema financeiro em 1986 no Banco Itaú SA. Em 1990, começou sua trajetória sindical e foi Diretor do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense. Também fez parte da FETRAF/RJ/ES. “Federação dos Bancários”, findando essa longa caminhada em 2019, com a aposentadoria. Sempre esteve na luta pelos Direitos do Trabalhador. É formado em Ciências Biológicas e também Arquiteto Urbanista. Os principais pontos do plano de governo estão relacionados à: gestão, transparência, participação democrática, desenvolvimento sócio econômico, educação, recuperar a saúde pública, trazer empregos para os jovens, melhorar a qualidade de vida do barrense cuidando do transporte, saneamento básico, qualidade da água, assistência social e combate à pobreza. Além de geração de trabalho e renda na área cultural e como forma de resgatar nossa sociedade. Por fim, trazer os programas do Governo Federal para melhorar a vida da população, ele entende que “Uma Barra do Piraí Melhor é Possível”.

 KÁTIA MIKI (77) – SOLIDARIEDADE

kátia miki barra do piraí

Kátia Miki nasceu em Barra do Piraí, no distrito de Ipiabas. É filha de Sérgio Francisco da Silva e Fukiko Miki da Silva e mãe do Victor Miki Monteiro Alvarenga, de 3 anos. Estudou em diferentes ambientes educacionais, como a Escola Estadual Adelino Terra, em Ipiabas, e o colégio católico Nossa Senhora Medianeira, em Barra do Piraí. Em 2010, formou-se em Direito. Como advogada, Kátia foi presidente de comissões da OAB e conselheira da OAB Mulher. Na política, foi a mulher mais votada em Barra do Piraí como vereadora, buscando representar os interesses da comunidade e lutar por melhorias em áreas essenciais. Na Câmara Municipal, Kátia Miki destacou-se por sua coragem de fiscalizar as ações do governo municipal, e por sempre buscar melhorias no transporte público, no abastecimento de água, por uma saúde pública de qualidade e por mais políticas públicas para as mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e juventude. Agora, como candidata a prefeita, almeja liderar a cidade que nasceu e cresceu rumo a um futuro de progresso e oportunidades para todos os seus habitantes. Kátia conseguiu um fato histórico: reuniu um grupo de políticos e cidadãos barrenses para estarem ao seu lado na reconstrução de Barra do Piraí. Seu compromisso com a ética, transparência e com o bem-estar da coletividade vem guiando cada passo de sua jornada política com dedicação e determinação.

BARRA MANSA

 FURLANI (22) – PL

furlani barra mansa

Filho de Barra Mansa, Furlani é casado com Joseane e pai de três filhos: Valentina, Davi e Antonela – todos também nascidos na cidade. Acredita que é na família que tudo começa, pois é a primeira instituição social, onde se aprende valores, princípios, comportamentos, crenças, e onde se cria a identidade e se desenvolve a visão de mundo. Advogado e defensor da justiça social, Furlani também é um apoiador dos esportes, já que, quando mais jovem, foi multicampeão de futsal por Barra Mansa no torneio mais importante da região. Vereador por dois mandatos (2013 a 2016 e 2021 a 2024), foi presidente da Câmara Municipal (2021 e 2022), secretário de Ordem Pública (2017 a 2020) e secretário de Governo (2023 a abril de 2024). Furlani tem uma vasta experiência política, pois conhece a fundo tanto os trabalhos realizados no Legislativo, como no Executivo. Como prefeito – caso seja eleito, Furlani pretende dar continuidade aos trabalhos realizados pelo atual chefe do Executivo – Rodrigo Drable, e manter as parcerias com os Governos Estadual e Federal, dando sequência a obras importantes, como o Pátio de Manobras e o Condomínio Industrial. Também vai buscar novos sonhos e desafios para manter a cidade no caminho certo: o do desenvolvimento.

MARCELO CABELEREIRO (44) – UNIÃO BRASIL

marcelo cabeleireiro barra mansa

Marcelo Cabeleireiro, 59 anos, advogado pós-graduado em Direito Público e Tributário, nasceu em Barra Mansa. Casado e pai de dois filhos, é católico. Trabalhou como engraxate, vendedor de salgadinhos e cobrador de ônibus. Formou-se cabeleireiro, profissão que exerceu por mais de 30 anos, e cursou Direito, seguido de aprovação na OAB.  Foi eleito vereador por quatro mandatos, sendo presidente da câmara quatro vezes, e também deputado estadual. Como presidente da Câmara, implantou a TV Câmara, ponto eletrônico para servidores, controle de materiais e veículos oficiais e conduziu dois concursos públicos. Votou o Plano de Carreira da Educação e retirou de pauta a Taxa de Iluminação Pública. Como deputado, coautor da Lei do Aço, beneficiando indústrias e gerando empregos. Incluiu Barra Mansa na Lei Rosinha, reduzindo o ICMS. Destinou R$ 25 milhões para o primeiro Hospital Municipal e para a ampliação do Hospital Regional durante a pandemia, além de atuar pela reabertura da UPA da Região Leste. Viabilizou recursos para o asfaltamento de cerca de 300 ruas, construção das pontes Ruth Coutinho, da Vila dos Remédios e de muros de contenção. Conseguiu a reabertura do Restaurante Popular. Como Prefeito de Barra Mansa, seus principais compromissos são: melhorias na Saúde, Segurança, Educação, Transporte Público, Infraestrutura e Geração de Empregos.

PETTERSON MAGNO (50) – PSOL

petterson barra mansa

Petterson Magno é mestre em História pela UFRRJ, atua como servidor público municipal na área da Educação em Barra Mansa e é docente de História da rede pública de Pinheiral. Ele também compõe o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), onde tem desempenhado um papel importante na defesa dos direitos dos trabalhadores da educação. Desde 2016, Petterson contribui para a construção do PSOL, trazendo sua experiência e conhecimento para fortalecer o partido. Em sua trajetória política, ele se destacou como candidato à prefeitura de Barra Mansa em 2020 e, agora, em 2024, é novamente candidato a prefeito. Entre suas principais propostas estão a criação de um hospital público em Barra Mansa, a melhoria do transporte público e a implementação do passe livre para estudantes. Petterson luta por maiores investimentos nas escolas públicas municipais e pela valorização dos servidores públicos da educação. Ele promove a cogestão na administração pública, destacando a importância de incluir mais mulheres em posições de liderança e reforçar a democracia e a igualdade racial e de gênero.

THIAGO VALÉRIO (12) –PDT

thiago valerio barra mansa

Thiago Valério é professor, casado e tem dois filhos. É barra-mansense criado no Vista Alegre. Foi menor aprendiz do Senai, trabalhou na Siderúrgica Barra Mansa, se formou em Biologia e saiu da fábrica para a sala de aula. Líder de jovens na igreja católica, esteve presidente da Associação do Vista Alegre por dois mandatos. Em 2016, foi eleito o quinto vereador mais votado, com um mandato de fiscalização ao atual governo. Ficou em segundo lugar na eleição para prefeito de 2020 com quase 16 mil votos. Agora, em 2024, como candidato a prefeito pelo PDT, Thiago Valério apresenta um plano de governo participativo, baseado no diálogo. Acompanhado do vice, Dr. Maurício Amaral, a área da saúde será destaque com a construção do hospital municipal e a modernização do sistema dos postos de saúde nos bairros. Na educação, além de priorizar o ensino integral e a vinda de faculdades e institutos federais, vai retornar com a eleição para as diretoras e devolver aos professores a regência. O desenvolvimento econômico vai avançar com a valorização do Centro, com áreas revitalizadas e atividades culturais, e dos distritos, com investimentos no turismo ecológico e religioso e na agricultura. No esporte, a cidade vai ter de volta o Leão do Sul, com um grande projeto de estádio cidadão para atividades esportivas, centro de saúde e lazer, como visto nas cidades vizinhas e grandes capitais. Isso é só o começo. Barra Mansa tem jeito!

ITATIAIA

EDUARDO GUEDES (77) – SOLIDARIEDADE

eduardo guedes itatiaia

Eduardo Guedes da Silva, mais conhecido como Dudu, tem 46 anos e é filho de Dona Maria de Lourdes Guedes da Silva e Carlos Ribeiro da Silva. Ele é filiado ao partido Solidariedade e faz parte da coligação “Juntos pra Recomeçar”, que inclui os partidos: Solidariedade, AGIR, PRD, PDT, Federação PSDB/Cidadania, PSB, União Brasil, Podemos e Republicanos. Seu vice é Denilson Sampaio, do União Brasil. Dudu é casado com Ana Paula Honorato Guedes, e juntos têm uma família formada por duas filhas e um filho: Maria Eduarda, Camila e Eduardo. Além disso, ele é padrasto de três enteados e avô de quatro netos: Benjamin, Ana, Bento e Murilo. Funcionário público da Prefeitura de Itatiaia, Dudu sempre esteve envolvido com a comunidade, trabalhou na associação de moradores de Penedo. Como vereador, ele serviu por três mandatos, sendo o mais votado da história de Itatiaia com 1.097 votos, e foi presidente da Câmara por duas vezes. Em 2016, foi eleito prefeito de Itatiaia com 8.383 votos, orgulhando-se de ser filho desta terra. Nos últimos anos, Dudu continuou em contato constante com a população, ouvindo os anseios dos bairros e trabalhando incansavelmente pela cidade. Embora muitos desafios ainda existam, ele está determinado a continuar essa caminhada.

IRINEU NOGUEIRA (15) – MDB

irineu nogueira itatiaia

Irineu Nogueira é empresário há 41 anos, tendo inaugurado seu primeiro empreendimento em Itatiaia em 1981, após concluir cursos no Senac em Barbacena-MG. Com foco no setor de turismo, emprega atualmente mais de 80 pessoas em três estabelecimentos comerciais de Penedo. Como prefeito de Itatiaia, Irineu é amplamente reconhecido pelos avanços na saúde, incluindo a reforma do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, a criação de um posto de saúde na Vila Odete e a modernização da Policlínica. Também fez melhorias significativas em infraestrutura, como a reforma de quadras esportivas, conclusão de obras e revitalização de praças públicas. Na educação, promoveu a implantação de três colégios em tempo integral e a abertura do Centro Nalbert, voltado para crianças especiais. Desafiado a manter a saúde financeira da prefeitura, Irineu garantiu o pagamento em dia dos salários dos servidores, antecipou o 13º salário e concedeu mais de R$ 4.000,00 em abonos salariais. Seu governo tem se destacado pela transparência e ausência de corrupção, o que tem atraído novas empresas para Itatiaia e gerado empregos. Sua administração reflete um compromisso firme com a gestão responsável e o desenvolvimento contínuo da cidade.

KAIO DO DIOGO BALIEIRO (22) – PL

kaio do diogo balieiro itatiaia

Morador de Itatiaia, Kaio Márcio de Paiva, o Kaio do Diogo Balieiro, é candidato a prefeito de Itatiaia pelo PL, na coligação “Juntos Pela Transformação”, composta por PMN, Progressistas e PL. Kaio é formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, e tem especialização em Direito Público, a fim de se aprofundar em sua vocação pela gestão pública. Além disso, ele passou a fazer uma sequência de cursos relacionados à gestão pública e pôde se enriquecer de conhecimentos que seriam de suma importância no futuro. Em 2013, mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou em um projeto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Banco Mundial, que visava a elaboração de políticas públicas no Combate à Violência Contra a Mulher. Em 2015, Kaio retorna para a região e, dois anos depois, um dos momentos mais importantes de sua vida: o nascimento de sua filha, Lorena. No mesmo ano, em 2017, Kaio ingressou na Prefeitura de Resende. Atuando como gestor, durante os muito bem-sucedidos anos do governo Diogo Balieiro, ele assumiu a secretaria de administração, onde conquistou feitos importantes, e, posteriormente, assumiu a direção geral da Santa Casa. Ele também passou pela diretoria do primeiro Hospital dos Olhos da região Sul Fluminense. Católico praticante, Kaio frequenta a Igreja Matriz São José e passeia pelas ruas de Itatiaia tendo a certeza de que grandes feitos podem se tornar realidade no município.

RICARDA HELENA (50) – PSOL

ricarda itatiaia

Ricarda Helena, mulher negra, mãe-solo, avó, cristã e socialista, é um exemplo de trajetória marcada pelo compromisso com o serviço público e a justiça social. Com passagens por diversas profissões, como empregada doméstica, cuidadora de idosos, cozinheira e catadora de materiais recicláveis, hoje atua como funcionária pública na área de educação e cursou pedagogia, mas não concluiu devido a dificuldades financeiras. Ricarda ocupa o cargo de diretora da Secretaria de Funcionários no SEPE, onde luta pelos direitos dos servidores. Conselheira do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), é uma defensora ferrenha de uma alimentação de qualidade para os estudantes, acreditando que uma boa nutrição é essencial para o aprendizado. Além da atuação nos espaços democráticos de participação social, tem um forte envolvimento comunitário, tendo participado da Pastoral da Criança, onde atuou em programas de saúde, educação e cidadania. Com uma visão progressista e inclusiva, ela promete uma gestão em Itatiaia que priorize a transparência, a participação social e a promoção de políticas públicas que favoreça a população, pois a cidade tem uma boa arrecadação financeira, ressaltando a importância de um olhar feminino para as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável da cidade. Por uma Itatiaia LIVRE!

PINHEIRAL

CARDOSO GUGU (22) – PL

cardoso gugu pinheiral

José Augusto dos Santos Cardoso, conhecido como Cardoso Gugu, tem 46 anos, é divorciado e pai de dois filhos. Ele já foi militar e atualmente atua na política como vereador em Pinheiral. Além disso, Cardoso Gugu exerce várias funções, incluindo assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), superintendente regional do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), assessor especial da Secretaria Estadual de Cultura e presidente da Comissão de Educação. Representa a mudança de verdade em Pinheiral, sendo um candidato da Direita e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

GUTO NADER (15) – MDB

guto nader pinheiral

Guto Nader, 57 anos, pecuarista, nasceu em Volta Redonda, casado com Paula, tem quatro filhos e uma neta. Filiado ao MDB, é candidato a prefeito pela Coligação ‘Pinheiral – Renovando a esperança e reconstruindo sonhos’, que também tem a participação do Partido Republicanos. Já foi vereador em Barra Mansa (o vereador mais votado na época). Adquiriu (ao lado do pai) a Fazenda Sobradinho em Pinheiral há mais de 20 anos, onde, mais tarde, criou o Centro de Treinamento João Havelange, homologado pela Fifa e que projetou Pinheiral no cenário esportivo internacional.  Guto mora há 15 anos em Pinheiral. Desde então, vem acompanhando o drama dos moradores com relação à ineficiência de serviços básicos como transporte público, saúde, educação e abastecimento de água.  Entre seus projetos estão: criação de um novo modelo de transporte público municipal com logística inteligente, 100% elétrico e gratuito; plano de cargos e salários para o funcionalismo público; novo plano municipal de mobilidade urbana com melhorias das vias, passeios e criação de ciclovias (especialmente no Parque Maíra e na Rod. Benjamin Constant); revisão do contrato com a concessionária do serviço de tratamento de água que presta um serviço de baixa qualidade e com tarifas consideradas abusivas; implantação da moeda social que beneficie o servidor e estimule o comércio local.


LUCIANO MUNIZ (11) – PP

luciano muniz pinheiral

Luciano Muniz nasceu em Volta Redonda e, com 20 dias de vida, foi morar em Pinheiral, de onde nunca mais saiu. Aos 43 anos, é casado com Luciana Oliveira, pai de dois filhos, Gabi e Guilherme, e professor de Educação Física. Sua trajetória política começou aos 19 anos quando foi eleito presidente da Associação de Moradores do Varjão, onde ficou um mandato para logo depois ser convidado a trabalhar como assessor do então vereador Tonho do Ernesto. Desde 2010, trabalha com o deputado estadual Gustavo Tutuca, tendo sido seu chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e na Secretaria de Estado de Turismo. Ao lado de Tutuca, participou de momentos importantes da política no estado, como a abertura do Hospital Regional Dr. Zilda Arns, a implementação de dezenas de unidades da Faetec, da criação do Regime de Recuperação Fiscal do Estado e do processo de retomada do turismo no período pós-pandemia. Além de Tutuca, Luciano conta com o apoio do atual prefeito Ednardo Barbosa, do governador Cláudio Castro e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

PEDROSA (13) – PT

pedrosa pinheiral

Rivalney Desserbelles Pedrosa, mais conhecido como Pedrosa, tem 58 anos, é natural de Volta Redonda, reside em Pinheiral há 33 anos. Ele é divorciado, católico, filiado ao PT e integra a coligação “Pinheiral da Esperança” formada em conjunto com o PSB, PSOL e Rede. Foi vereador por dois mandatos (2001-2004/2013-2016), vice-prefeito de 2005-2008, o candidato a deputado estadual mais votado da cidade no ano de 2002, assessor parlamentar na Alerj. Foi um dos responsáveis pela emancipação de Pinheiral em 1995, deu início ao projeto de regularização das terras do município em 1999, foi autor da Lei que deu aos servidores públicos municipais o direito de receberem Vale Alimentação em 2013, trouxe a Junta Militar para a cidade, dentre outras ações. Pretende transformar e modernizar a cidade, principalmente na área de saúde, regularizar terras e ações para o funcionalismo público. Na saúde, buscará verbas estaduais e federais para equipar o Hospital e modernizar os PSFs, retomando ainda o atendimento noturno com o “Médico 40 horas”. Para a regularização das terras, retomará todos os trâmites necessários, já que a atual gestão perdeu os prazos determinados no processo. Já sobre os servidores públicos, haverá fim da perseguição e obrigação eleitoral, a correção do valor do vale-alimentação e a criação da moeda social, um cartão que se chamará Pinheiro e terá um valor que só poderá ser gasto no comércio local, estimulando a economia.

SEDIENE MAIA (55) – PSD

sediene pinheiral

Sediene Maia dos Santos, conhecida como professora Sediene Maia, é casada, mãe e avó de dois netos. De origem humilde, estudou em escola pública e formou-se em Pedagogia e especializou-se em Gestão Escolar. Seu jeito atencioso, amoroso e cuidadoso com todos, fez com que o seu trabalho em sala de aula e na direção de várias escolas ganhasse notoriedade no município de Pinheiral. Em 2005, o ex-prefeito doutor Toninho a convidou para assumir a gestão da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, cargo em que permaneceu por oito anos. Como professora de formação, Sediene Maia revolucionou a educação no município. Além de grandes investimentos, ela foi responsável pela implementação de novas escolas e creches públicas e por valorizar o corpo docente e os profissionais da educação. Sua capacidade de gestão, liderança política e a aprovação da população pinheiralense a fizeram vice-prefeita por dois mandatos. Em 2024, a professora Sediene Maia teve seu nome aprovado pelo Partido Social Democrático para concorrer à prefeitura de Pinheiral, cidade em que constituiu sua família e que se dedicou desde a sua emancipação político-administrativa em 1995. Sediene conta com apoio de políticos importantes, como o experiente prefeito Antônio Francisco Neto, de Volta Redonda, dos deputados estaduais Munir Neto e Martha Rocha, da deputada federal Laura Carneiro e do ex-governador Luiz Fernando Pezão.

PIRAÍ

ARTHUR TUTUCA (PRD) – 25

arthur tutuca pirai

Nascido e criado em Piraí, Arthur Tutuca tem 41 anos e conheceu a política dentro de sua casa. Filho do prefeito Tutuca e da professora dona Vânia, teve uma infância simples, mas muito feliz no bairro Ribeirão das Lajes, ao lado dos seus dois irmãos: Henrique, o caçula; e Gustavo Tutuca, o primogênito, deputado estadual há quatro mandatos consecutivos. É pai do Antônio, de oito anos. Arthur cresceu vendo seu pai Tutuca escrever sua trajetória política em Piraí: vereador, deputado estadual e prefeito por quatro mandatos, Tutuca faleceu em 2022, mas deixou um enorme legado na cidade. Em 2020, Arthur se aproximou ainda mais do pai na gestão de Piraí. Formado em administração de empresas, ele foi secretário municipal de Governo e depois secretário municipal de Cultura, Eventos e Economia Criativa.  Como prefeito, quer dar continuidade ao legado de transformação que o prefeito Tutuca deixou na cidade, principalmente nas áreas de saúde e educação. Está comprometido em trabalhar pelo desenvolvimento do município na geração de emprego e renda; e quer implementar melhorias no transporte municipal. Arthur tem o apoio do governador Cláudio Castro e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar.

PEZÃO (15) – MDB

pezao pirai

Luiz Fernando de Souza, o Pezão, é candidato à prefeitura de Piraí pelo MDB, e tem como vice na chapa o vereador Alexsandro Sena, do PSD. Nasceu em 29 de março de 1955, em Piraí, filho de Darcy de Souza (funcionário da Light) e Ecy Reis de Souza (do lar), ambos já falecidos. Pezão tem 69 anos, é formado em administração de empresas e economia. Pezão concorre à prefeitura de Piraí pela coligação “Piraí da Esperança”, que reúne dez partidos: além do MDB, PRTB, PSDB, PDT, PSB, PSD, PT, Solidariedade, Republicanos e Podemos. Pezão entrou pela política como vereador em Piraí, com o primeiro mandato em 1883, sendo reeleito para outro mandato, até 1989. Como prefeito de Piraí, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 1997, sendo reeleito para mais um mandato, até 2005. Foi vice-governador do estado do Rio de Janeiro entre 2007 e 2014 – por dois mandados consecutivos – e governador do estado do Rio entre 2014 e 2019, também por dois mandados.  Pezão é casado com Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim há 31 anos, tendo como enteados Eduardo e Roberto, e os netos Pedro e Felipe (filhos de Roberto).

PORTO REAL

AILTON MARQUES (12) – PDT

ailton marques porto real

Ailton Basílio Marques, 54 anos, jornalista, casado, pai de um filho, padrasto de uma jovem, católico, iniciou sua carreira no rádio em 1987 e rapidamente se tornou uma figura de destaque na transmissão esportiva. Sua entrada na política começou em 2008, quando concorreu a vereador da cidade. Em 2012, elegeu-se ao cargo pelo PDT. Já em 2016, concorreu à eleição como vice-prefeito, assumindo posteriormente o cargo de prefeito em julho de 2017, até dezembro de 2020. Em 2024, Ailton Marques se apresenta como candidato à prefeitura de Porto Real, consolidando sua posição como uma figura de liderança e referência na política local. Na chapa, o candidato a vice-prefeito é Sérgio Hotz (Republicanos), ex-vereador por três mandatos. A coligação “Por Amor a Porto Real” conta com dez partidos: PDT, Republicanos, Podemos, PSB, PSD, Solidariedade, Mobiliza, AGIR, PRTB, PP, somando 78 candidatos a vereador. A candidatura propõe dez eixos programáticos: inovação na gestão pública, educação de qualidade, saúde acessível, segurança cidadã, desenvolvimento sustentável, inclusão social, valorização da cultura e lazer, desenvolvimento urbano, transparência e participação comunitária, e resiliência para enfrentar crises. Essas iniciativas visam aprimorar a administração e potencializar a qualidade de vida da população.

ALEXANDRE SERFIOTIS (15) – MDB

alexandre serfiotis porto real

Alexandre Serfiotis (MDB) é médico e pós-graduado em Cardiologia pela UNIRIO. Foi aspirante a oficial do Exército Brasileiro (AMAN), atuou na Prefeitura de Resende e foi cardiologista no Resencor. Como secretário de Saúde de Porto Real, garantiu ao município o título de Melhor Saúde do Estado do Rio de Janeiro pela FIRJAN. Atualmente, é servidor licenciado dos municípios de Resende e Porto Real. Eleito deputado federal pelo PSD, Serfiotis garantiu mais de R$ 100 milhões em recursos para diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Entre suas conquistas estão a habilitação da Oncobarra e da Clínica de Hemodiálise de Volta Redonda, além da colaboração para a abertura do Hospital Regional Zilda Arns, referência no tratamento contra a Covid-19. O atual prefeito de Porto Real, Alexandre transformou a cidade em um canteiro de obras, com a ampliação do Hospital Municipal São Francisco de Assis, construção de uma nova maternidade e pavimentação de vias principais. O Polo Industrial anunciou R$ 5,5 bilhões em investimentos e está em andamento a construção de 63 unidades habitacionais, três creches, uma rodoviária e uma escola técnica. A cidade também reativou seu calendário festivo e foi reconhecida pelo TCE pelos investimentos em saúde e educação. Nascido em 1975, Alexandre é filho do ex-prefeito Jorge Serfiotis, que governou Porto Real por três mandatos, e pai de Amanda e Allan, também médicos.

QUATIS

ALUÍSIO D’ELIAS (11) – PP

aluísio d'elias quatis

Aluísio d’Elias Aluísio tem 44 anos, professor de Educação Física formado pela UFRRJ, pós-graduado em Psicomotricidade e servidor concursado há 19 anos na Rede Pública de Ensino. Companheiro de Nattany Tavernari e pai da pequena Bella, concorreu pela primeira vez na eleição municipal de 2016 e foi eleito vereador na Câmara Municipal de Quatis (2017-2020). Nas eleições de 2020, concorreu ao cargo de prefeito e teve êxito, sendo eleito chefe do Executivo (2021-2024). Neste ano, está se candidatando pelo Partido Progressistas (PP) para a reeleição de seu mandato. Tem orgulho e amor pela cidade de Quatis e trabalha pela continuidade de uma gestão que está transformando a cidade. Ao lado da Prof.ª Ivone e de um time de candidatos a vereadores comprometidos, se coloca à disposição na Eleição 2024.

VITINHO (15) – MDB

vitinho quatis

Paulo Vitor da Silva, o Vitinho, tem 36 anos, solteiro, filho da Maria Silvania (Silvaninha ) e José Augusto(Gutu Enchente) é candidato a prefeito e também presidente do MDB, em Quatis. Já mostrou que está preparado para esse novo desafio em prol da população. Ele vem de uma excelente trajetória profissional, atuando, atualmente, como vice-prefeito da cidade e buscando fazer sempre o que tiver ao seu alcance e atendendo de perto às necessidades da população. Vitinho executou um ótimo trabalho como secretário na Secretaria de Assistência Social, onde obteve grandes conquistas para a cidade e sempre buscando o melhor para a população. Trabalhou por um ano na Fábrica Coca-Cola Porto Real, 10 anos de experiência na PSA (Peugeot Citroën), foi vereador em 2017 e presidente da câmara em sua última Legislatura, em 2020. Vitinho continua sua caminhada em busca de mais melhorias e conquistas pela população.

RESENDE

LEONEL POLICIANO (27) – DEMOCRACIA CRISTÃ

leonel resende

Com sólida carreira de mais de duas décadas como servidor público federal, Leonel Policiano se destaca também por sua formação acadêmica, sendo Bacharel em Direito e Mestre em Administração e Finanças. Nascido em Campinas–SP, Leonel mudou-se para Resende aos cinco anos e considera esse o verdadeiro lar e onde construiu sua vida e carreira. Oriundo de uma família tradicionalmente política, Leonel, aos 43 anos, decide dar o passo significativo e se lança como candidato a prefeito pela primeira vez. Leonel se filiou ao partido Democracia Cristã. Seu plano de governo é ambicioso e visionário, denominado “40 Anos em 4”. Este projeto pretende alcançar 40 anos de desenvolvimento em apenas quatro anos de gestão. As promessas incluem: o desemprego zero, a criação de um polo têxtil que impulsionará a economia local, a construção de inúmeras habitações populares para resolver o déficit habitacional e a redução do IPTU, aliviando a carga tributária sobre os cidadãos. Tudo isso será realizado com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Resende. Cada secretaria terá especialistas qualificados. A meta de Leonel é clara e ousada: transformar Resende na capital econômica do interior do Estado do Rio de Janeiro. O slogan de sua campanha, “40 anos em 4”, sintetiza a promessa de um avanço rápido e substancial, trazendo progresso e prosperidade para a cidade.

RENAN MARASSI (10) – REPUBLICANOS

renan marassi resende

Desde a adolescência, Renan Marassi demonstrou um profundo interesse pela política e pelo bem-estar da comunidade, participando ativamente e liderando iniciativas para promover melhorias.  Aos 33 anos, é casado, pai de um filho, formado em Comunicação Social e com especialização em Gestão Pública. Iniciou sua trajetória política como vereador de Resende, cargo que ocupa em seu segundo mandato consecutivo. Renan se destaca como uma liderança jovem e dinâmica, comprometida com a renovação e o progresso da cidade. Seu trabalho é amplamente reconhecido pela intensa fiscalização e cobranças ao governo, além dos projetos e leis que beneficiam diretamente os cidadãos. Marassi é o vereador que mais articulou recursos para Resende na história, trazendo mais de R$ 10 milhões em verbas somente para a saúde. Após quase oito anos no legislativo, decidiu que é o momento de fazer mais por sua terra natal. Com uma sólida base de apoio popular, construída através da participação ativa e da escuta atenta às necessidades dos cidadãos, conquistou mais de 26 mil votos na última eleição para deputado federal. Se eleito, Renan Marassi tem como prioridades em seu plano de governo a segurança pública, a mobilidade urbana, a informatização do sistema de saúde municipal, a expansão das vagas em creches e a instalação de novas grandes indústrias na cidade.

TANDE VIEIRA (11) – PP

tande vieira resende

Alexandre Sérgio Alves Vieira, conhecido como Tande Vieira, nasceu em Volta Redonda, tem 52 anos, é casado e pai de três filhos. Filiado ao PP, ele é candidato à prefeitura de Resende para dar continuidade ao trabalho realizado por Diogo Balieiro. A coligação “Resende no Caminho Certo” tem o apoio dos partidos: PL, Podemos, Avante, Agir, MDB, Novo, PP e União Brasil.  Tande é sociólogo, com MBA e Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), além de ser formado em Empreendedorismo na Universidade BABSON e Gerenciamento de Crises na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. No ano de 2014, Tande foi nomeado secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e foi responsável pela abertura de importantes cursos na UERJ de Resende. Ele ainda foi presidente da FAETEC e membro do Conselho Superior da FAPERJ e do Conselho de Administração da PESAGRO-RJ. Em 2022, Tande foi eleito deputado estadual, com 45.785 votos, tendo atuação de destaque na Alerj e nas comissões da Casa. Entre janeiro de 2017 e abril de 2022, como secretário de Saúde de Resende, participou ativamente na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19 no município. Segundo Tande, o primeiro desafio como prefeito será garantir o bom serviço atualmente realizado na Saúde e Educação, além de ampliar investimentos em outras áreas, como emprego e segurança, e fazer de Resende a melhor cidade para se viver no país.

VALDO GOMES (13) – PT

valdo gomes resende

Valdo Gomes (PT) é o candidato à prefeitura de Resende pela coligação “Resende de Toda Gente” formada por duas federações: PT/PcdoB/PV e Rede Sustentabilidade-PSOL. Sandra Prado (PT) será candidata a vice-prefeita. Os principais pontos de seu plano de governo são participação popular, segurança pública, educação, saúde, mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade. Valdo Duarte Gomes tem 60 anos e nasceu em Penedo, quando a vila ainda era distrito de Resende. É advogado especializado em direito trabalhista, defesa do consumidor e direito público. Ele é casado e tem três filhos. Católico. Quer transformar para melhor a vida das pessoas e dar oportunidade a todos e todas que dependem dos serviços públicos. Advogado há 33 anos, com escritório profissional em Resende, sua carreira sempre foi focada na defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras e demais integrantes da sociedade desprovidos de aparato jurídico. Valdo atuou em ações individuais e coletivas importantes na região, como, por exemplo, as lutas pela moradia (Bairro Jardim Esperança), e na defesa de operários (Carboox, Sulfato de Alumínio, INB, CSN, dentre muitas outras), e também de trabalhadores rurais (Rocha Klotz, Sindicato dos Trabalhadores Rurais). Valdo também prestou serviços advocatícios nas mais variadas entidades sindicais e de classe. Filiado ao PT desde 1989, integra atualmente o Diretório Municipal do PT de Resende.

VOLTA REDONDA

ANTONIO FRANCISCO NETO (11) – PP

Antonio Francisco Neto, de 68 anos, é católico e vem representando Volta Redonda pelo partido dos Progressistas, com a coligação “Apaixonados por Volta Redonda”, reunindo os partidos PP- PL-PSD-DC-AGIR-Podemos-União Brasil-Solidariedade-PDT-MDB-PRD-Republicanos. Para compor sua chapa, o partido designou Sebastião Faria, do PL. Neto já esteve à frente de três mandatos de deputado estadual, foi presidente da Companhia Estadual de Habitação, presidente do Detran, secretário de Estado da Receita, assessor Especial da Secretaria de Estado de Fazenda e é prefeito de Volta Redonda. O atual prefeito de Volta Redonda já liberou os seguintes projetos: a construção de uma nova ETA; aumento do sistema de monitoramento por câmeras de segurança, além da expansão do programa de segurança nos bairros; colocar o Hospital Veterinário em operação, que atualmente está em fase final de construção. Parte superior do formulárioParte inferior do formulárioOutros projetos foram adiante, como a criação do anexo do Hospital São João Batista – atualmente em obras  para funcionar; inaugurar a ampliação do Centro de Alzheimer; manter os salários em dia e o programa de valorização anual nos salários dos servidores; concluir as obras de mobilidade urbana; entregar todas as escolas reformadas e modernizadas; aumentar número de vagas em creches e escolas e manter a geração de empregos em alta.

neto volta redonda

ARIMATHÉA (40) – PSB

arimathea volta redonda

José Arimathéa Oliveira, 54 anos, nascido e criado em Volta Redonda, é mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ e professor do IFRJ. Foi diretor do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral, prefeito de Pinheiral e Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRJ.  Atua no Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda e outros conselhos e pastorais. Quando prefeito de Pinheiral, foi responsável pelo processo histórico de transferência das terras da União para o município. Construiu cinco Unidades Básicas de Saúde da Família, implantou atendimento médico de 40 horas por semana em todas as UBSF, academias da saúde e programa de atendimento médico domiciliar. Reformou creches e escolas e implementou a Educação em tempo integral. Terminou seu mandato com 90% da nova sede administrativa da Prefeitura concluída. É candidato por entender que Volta Redonda precisa se modernizar administrativamente e se transformar em uma cidade ambientalmente sustentável. O município precisa ser parceiro do setor produtivo, mas atuar em problemas fundamentais como a questão da poluição, o caos no transporte público e a má gestão na saúde e educação. Pretende ainda rediscutir os Precatórios e o Plano de Cargos e Salários com valorização do servidor público municipal, além de desburocratizar a rede de prestação de serviços.

JAMAICA (29) – PCO

jamaica volta redonda

Assídio Francisco Nascimento, conhecido como Jamaica, tem 63 anos e nasceu em Volta Redonda. Casado e pai de oito filhos, trabalhou por muitos anos na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Sua formação inclui estudos no Instituto Batista Americano, na Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) e na Escola Técnica Pangiá Calógeras (ETPC). Atualmente, Jamaica é operário na Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (CBSI), onde foi o mais votado para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Seu objetivo como candidato é trabalhar em prol da comunidade local.

MAICON QUINTANILHA (16) – PSTU

maicon quintanilha volta redonda

Maicon Quintanilha Diniz começou sua militância no movimento estudantil na UFF, na luta por assistência estudantil para aqueles que não conseguiam manter sua formação em período integral por precisarem trabalhar. Saiu da universidade e se tornou funcionário público no SAAE-VR, onde foi figura ativa na luta por melhores condições de trabalho e o PCCS para os servidores e, concomitante a isso, ajudou na organização e defesa das ocupações da cidade. Tendo posição de destaque na luta pelo direito constitucional por moradia, em especial no questionamento à concentração de terras na mão de meia dúzia de empresas, que as usam apenas para especulação e não dão uso social às terras para benefício de Volta Redonda e seus moradores e ainda gerando graves problemas ambientais e sociais. Foi eleito coordenador do conselho comunitário do FURBAN, onde por um ano travou diversas batalhas pelas áreas de posse da cidade, mas encontrou uma autarquia aparelhada pela prefeitura, que não funcionava mais para atender os interesses dos posseiros, mas sim das zonas centrais e os donos do poder em volta redonda. Maicon tem cerca de dez anos de militância ativa por direitos sociais, sejam eles por permanência estudantil, por melhorias de condições no emprego e outras. Sua família reside em uma pequena cidade no interior de São Paulo, São José do Barreiro, e o apoia incondicionalmente nesta luta em defesa do povo trabalhador e pobre do qual ele faz parte.

MAURO CAMPOS (30) – NOVO

mauro campos volta redonda

Mauro Campos tem 64 anos, é natural de MG, e Engenheiro Civil e diretor presidente do Grupo Aceplan, onde construiu uma carreira visionária e com muito trabalho, durante 40 anos, destacada pela liderança e pelo compromisso ético, tanto em ambientes profissionais quanto comunitários. Teve a honra de servir como presidente da Associação Comercial, por três mandatos, e presidente do Sinduscon-SF, por sete mandatos, além de atuar como primeiro tesoureiro da Firjan e manter um papel ativo como diretor da CBIC, sempre defendendo a construção civil e a habitação. Teve uma trajetória significativa, participação em entidades sociais e religiosas, membro de Conselhos Municipais de Volta Redonda. Pai de cinco filhos, dois dos quais lideram suas empresas familiares, ele se orgulha da continuidade do legado familiar motivado por uma visão de geração, desenvolvimento econômico e social da região. Mauro entra na política visando resgatar o protagonismo da cidade, promovendo um desenvolvimento econômico e social, sustentável e justo. Visa também solucionar o caos no transporte público; modernizar a estrutura e eficácia da saúde; qualificar a educação, elevando aos melhores níveis do país; valorizar e requalificar o funcionarismo e reorganizar as relações entre as polícias civil, militar e a guarda municipal, por meio de inteligência artificial e modernas técnicas ante criminalidade.

PROFESSOR HABIBE (13) – PT

habibe volta redonda

Alexandre Habibe, tem 63 anos, natural do Rio de Janeiro. É casado, tem duas filhas e uma neta. Habibe é engenheiro mecânico há 40 anos, trabalhou na Cobrapi e na CSN. Atua como empresário na área de tecnologia metalúrgica e como professor universitário há 37 anos, na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na UNIFOA em Volta Redonda, onde foi reitor. Tem mestrado em educação e doutorado em engenharia metalúrgica. Habibe é cristão, pertence ao Partido dos Trabalhadores e terá como tema da campanha para prefeito os direitos humanos, divididos em 4 eixos principais que vão balizar o programa de governo. Os quatros eixos são: Uma Administração com Democracia Participativa e Popular, com transparência e mecanismos de atuação como foi o orçamento participativo, segundo, uma administração com mais Igualdade Econômica e Social, construindo uma economia dinâmica, solidária, moeda social, tarifa zero e investimentos em educação, que inclui a recuperação da FEVRE, terceiro, uma gestão com Desenvolvimento, Justiça Socioambiental e Sustentabilidade, superando a estagnação econômica da cidade, e quarto, um governo com Serviço Públicos de Qualidade, valorizando o servidor, implementando o Plano de Cargos e Carreira e realizando concursos públicos para substituir cargos comissionados e RPAs.

SAMUCA SILVA (45) – PSDB/Cidadania

samuca volta redonda

Samuca Silva tem 43 anos, nascido e criado em Volta Redonda, é casado e bacharel em Ciências Contábeis. Foi o prefeito mais jovem do município eleito com 89.055 votos, rompendo um ciclo de poder político de mais de 30 anos. Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil no Grêmio do Colégio Getúlio Vargas e posteriormente, no Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis do UniFOA. Como prefeito realizou grandes obras, como a arena esportiva, conclusão da Rodovia do Contorno e reabertura do restaurante popular. Na saúde, inaugurou o  Hospital Regional,  a Clínica de Diálise no Retiro, UBS da Água Limpa, Padre Josimo, São Sebastião, hospital do idoso e zerou a fila de mamografia. A educação avançou no número de vagas na educação infantil, com a inaugurações das creches do Retiro, da Vila Rica e da 249. Também alcançou o primeiro lugar no IDEB no Sul Fluminense e fez maior concurso da história da cidade. Implantou a Tarifa Zero com ônibus elétrico e gratuito; gerou 3.590 postos de trabalho entre 2017 e 2018; criou a 7ª maior reserva do Brasil remanescente da Mata Atlântica e plantou 15 mil árvores. Samuca quer fazer muito mais, por isso é candidato a prefeito de Volta Redonda pela federação PSDB e Cidadania.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos