>

Perda do tempo útil pode gerar indenização

Por SEA - Coluna Jurídica
a voz da cidade

Nos últimos anos, a chamada Teoria do Desvio Produtivo tem ganhado grande força perante os Tribunais.

Esta teoria aduz que o consumidor que perde parte do próprio tempo útil para resolver questões numa determinada relação de consumo, enquanto poderia estar descansando, trabalhando ou realizando qualquer outra tarefa de seu bem entender, deve ser indenizado.

As situações que podem demandar este dano são variadas, como por exemplo, idas e vindas em assistência técnica para sanar defeito de produtos, perda de tempo ao telefone para buscar uma solução para problemas com tv por assinatura, internet, etc.

Basta que a situação corresponda a um direito evidente do consumidor e que haja grande perda de tempo para caracterizar o dano.

No entanto, nem todas as questões que demandam tempo acarretam prejuízo moral. Existem questões cotidianas que, por sua natureza, a resolução demanda certo e razoável tempo, do qual não há prejuízo indenizável.

Tiago Leôncio Fontes

OAB/RJ 138.057

Centralizar Anúncio

você pode gostar

1 Comentário

Sérgio Lourenço dos Santos 20 de outubro de 2018, 20:00 - 20:00

Excelentes artigos, bastante proveitoso.

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos