>
a voz da cidade 970 x 150 px

Pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  os pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro. Em números absolutos, foram 206.697 vagas abertas (85% dos 241.785 novos postos de trabalho criados).

Em números absolutos, foram 206.697 vagas abertas (85% dos 241.785 novos postos de trabalho criados).

Segundo o Caged, o ramo de serviços foi o que mais contratou: foram 135.238 empregos em fevereiro. Depois, vem a indústria de transformação, que respondeu por 37.429 vagas; enquanto a construção teve 22,6 mil novos postos gerados. O comércio teve saldo negativo (-1.344 novos postos de trabalho).

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barram Mansa (CDL-BM) Gleidson Gomes, o comércio incluindo o setor varejista e prestação de serviço é  responsável por gerar 60% da emprego e renda no município. “As contratações estão acontecendo a todo momento. Elas foram impulsionadas pelas vagas temporárias no fim de ano, e segundo pesquisa de muitos empresários, até mesmo devido à deficiência de equipes qualificadas para vendas, muitos desses profissionais contratados – quando bem treinados e encaixados na equipe – acabam sendo efetivados e muitas das vezes, gera o aumento dessa contratação nos meses seguintes como janeiro e fevereiro’, cita.

Ele ainda destaca que se vê a todo momento empresários em busca de profissionais para atendimento, vendas, setor administrativo. “E em Barra Mansa o comércio muitas vezes é responsável por proporcionar o primeiro emprego a muitas pessoas. E quando essas pessoas buscam por qualificação, por estudar as técnicas que o setor hoje existe, as chances de crescimento na empresa seja por cargo ou por metas em comissões se torna gradativamente maior. Apesar do comércio estar vivendo dias desafiadores nesse primeiro trimestre do ano, a experiência para o segundo semestre é positiva e torna-se necessário desde já que o empresário esteja com suas equipes bem redondas pois o atendimento ( ainda mais na loja física ) tem sido a grande chave para vendas eficazes”, analisa o presidente.


Recuo

As médias e grandes empresas tiveram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais demissões do que contratações. No acumulado de 2023, dos 326.356 novos empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas (MPEs).

Para o Sebrae, os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, o que gera renda e contribui para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. “Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, apontou o presidente da entidade, Décio Lima.

Os dados acompanham o histórico que já vinha se mostrando promissor no ano passado, quando, a cada dez postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente oito foram criados pelas micro e pequenas empresas.

O acumulado do ano ultrapassou 2 milhões de novas vagas, sendo que quase 1,6 milhão de empregos foram nos pequenos negócios: cerca de 78,4% do total. Em 2021, a participação das MPEs no saldo total foi de 77%. A média é maior em 2023 (83% do total).

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos