Pedro Luz abre temporada de exposição no Museu de Arte Moderna de Resende

0

RESENDE

O fotógrafo carioca, radicado em Itatiaia, Pedro Luz, abre nesta quarta-feira, dia 8, a temporada de exposição do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. A mostra fotográfica intitulada ‘À Flor da Pele/Abstrato Orgânico’, marca as comemorações do Dia do Fotógrafo, celebrado no mesmo dia da abertura da exposição. Promovida pela Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, a vernissage acontece a partir das 18h30min. O MAM fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, no Centro Histórico da cidade. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos. Além da mostra, a população poderá participar de uma mesa redonda e tirar dúvidas com o fotógrafo sobre ‘Fotografia nas Redes Sociais’, no próximo dia 15, a partir das 17 horas, também no Museu de Arte Moderna de Resende. O público poderá visitar a exposição até o próximo dia 31, sempre de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

A exposição reúne 15 fotografias em que o autor propõe um olhar diferente do público nas imagens. As reproduções são feitas através de um delicado jogo de luz, movimentos e formas femininas. ‘À Flor da Pele’ tem a curadoria de Melissa Barreti, em parceria com o artista plástico e arquiteto André Aaltonen. Eles assinam o conceito de desenvolvimento e harmonização dos painéis expositivos.

Pedro Luz propõe um olhar diferente do público que for visitar a exposição. Ao expandir sua criatividade com uma renúncia à realidade, Pedro, instiga o observador a interpretar suas obras. “Neste trabalho eu priorizo a luz, os movimentos e as formas femininas. Eu proponho uma exteriorização da arte, do artista e da concepção artística”, revela o fotógrafo.

MAM COMPLETA 70 ANOS

Para a diretora do MAM de Resende, Carmem Aguiar, a primeira exposição do ano realizada pela instituição que completa 70 anos em 2020, comemora o Dia do Fotógrafo, celebrado em 8 de janeiro. “A exposição do Pedro Luz se encaixa na data que homenageia os fotógrafos, mas vai, além disso. Seu trabalho é inquieto e provocativo, convidando o público visitante para uma experiência diferenciada”, disse a diretora.

SOBRE PEDRO LUZ

Pedro Luz é fotógrafo desde 2003, foi destaque por três anos consecutivos no concurso internacional Brasília Photo Show. Ele também ganhou diploma de reconhecimento do Exército Brasileiro, Moção de Louvor da Câmara de Vereadores de Resende e fez parte do júri do Salão da Primavera em 2016. Luz fundou com outros grandes fotógrafos da cidade a Academia Resendense de Fotografia. Nos últimos três anos, organizou mais de 20 exposições e ministrou oficinas de fotografia criativa para as escolas públicas da região. Mas Pedro gosta de dizer que nunca esteve sozinho nos seus projetos, e celebra sempre a parceria de sucesso com a curadora Melissa Barretti e o produtor André Aaltonen.
Com uma técnica apurada, e um olhar apaixonado, o fotógrafo Pedro Luz consegue captar a beleza das matas, rios, montanhas e cachoeiras da Região das Agulhas Negras, produzindo belas imagens a partir do seu olhar e seu espírito. Pedro já foi convidado para inúmeras exposições na região, e seu trabalho é reconhecido no Brasil e no mundo. No último mês de novembro, recebeu o Troféu Macedo Miranda na categoria de fotografia.

 

 

 

Deixe um Comentário