Pedreira da Voldac pode ser incorporada aos caminhos geológicos no Sul Fluminense

0

VOLTA REDONDA

Durante encontro de educação ambiental realizado, na quarta-feira, 12,  na sede do Movimento Pela Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, o professor Fernando Pinto, biólogo e ecólogo voluntário no MEP apresentou temáticas associadas à Pedreira da Voldac. O professor destacou o importante papel dos municípios na gestão de políticas ambientais voltadas também aos estudos e à criação de unidades de conservação.

O Movimento já oficializou à Secretaria Municipal e Meio Ambiente (SMMA) a sugestão de transformarem a Pedreira Voldac em Unidade de Conservação Municipal, do tipo Monumento Natural. Após apresentação e debates, Sílvia Real informou que os técnicos do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), manifestaram grande interesse de incorporarem à Pedreira nos Caminhos Geológicos do Sul Fluminense. “Já temos a manifestação positiva do DRM para confecção de placa explicativa da história geológica local. Recebi dos técnicos do DRM a manifestação de visita à Volta Redonda, tanto para reunião com a prefeitura, quanto em um trabalho de campo com MEP na Pedreira para avaliarem sua incorporação na trilha”, informou a geóloga Sílvia, lembrando que no site do IPPU-VR, desde 2001 consta alguns pontos do referido caminho.

APRESENTAÇÃO DO ESTUDO

O ecólogo Fernando Pinto apresentou o estudo aos membros do MEP durante o evento, organizado pela professora Silvia Real, que coordena a Equipe Ambiental do Movimento. “As unidades de conservação guardam uma relação direta com a recuperação e a preservação de vários aspectos ligados à vida das pessoas, à saúde coletiva e à preservação ambiental”, declarou o ecólogo. Após apresentação do projeto, o professor Fernando sugeriu também que diante da crise ambiental que vive o planeta seria bom incentivar escolas e faculdades para visitas, estudos, via TCC, projetos e dissertações, que abordem temas socioambientais de Volta Redonda.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !