Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, sofre a quarta queimada neste ano

Desativada desde 1980, a área pública desde 2006 está localizada no caminho do bairro Santa Cruz

Por Tânia Cruz
pedreira da voldac, em volta redonda, sofre a quarta queimada neste ano divulgação

VOLTA REDONDA
Desde 2019, a Equipe Socioambiental do Movimento Pela Ética na Política (MEP) vem acompanhando, provocando olhares, visitas e estudos para a área rochosa denominada Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, Desativada desde 1980, a área pública desde 2006 está localizada no caminho do bairro Santa Cruz. A exemplo do que vem ocorrendo em todo o país, o espaço ambiental também sofreu com a queimada. Foi a quarta queimada registrada no local neste ano.
Na tarde de terça-feira, dia 17, por volta das 17 horas a trabalhadora da Cooperativa Folha Verde e colaboradora do MEP, Gildete da Silva estava nas proximidades da Pedreira da Voldac, quando percebeu o primeiro sinal de fogo. Na sequência, ela fez o alerta aos ambientalistas do Movimento. Informou que o fogo teve inicio na trilha da pedreira, próxima da mina d’água. “Colocaram fogo perto da pedreira de novo. O fogo está lambendo tudo”, informou Gildete.
Após receber a informação sobre o fogo na área, o coordenador da equipe socioambiental acionou o Corpo de Bombeiros que, logo em seguido iniciou os trabalhos. “Comuniquei o fato ao Corpo de Bombeiros e logo em seguida fui informados que as equipes já estavam no local. O detalhe da localização do ponto da queimada informado por Gildete foi muito importante para apagar o fogo. Parabéns”, contou Pedro Paulo, depois de ter sido informado que as chamas foram controladas.

pedreira da voldac, em volta redonda, sofre a quarta queimada neste ano divulgação11

O incêndio no espaço ambiental em Volta Redonda é um exemplo do que vem ocorrendo em todo o país – Divulgação

AVALIANDO OS DANOS
Na manhã desta quarta-feira, dia 18, um dos membros da equipe do MEP esteve no local para avaliar os danos e ver se ainda havia focos de fogo. Pedro Paulo informou que, o rastro do fogo notadamente teve início na trilha que conduz à pedreira. Explicou que, o fogo atingiu uma pequena área de mais ou menos 200 m2 e que na base do morro encontraram um pequeno foco de fogo em troco seco, que logo foi eliminado. “Muito triste e lamentável a agressão à natureza, certamente provocado por uma pessoa. Seguiremos vigilantes”, relatou o ambientalista Pedro Paulo.
Quem passou pela localidade durante a queimada na área ambiental lamentou a situação. “Muito triste e revoltante. Passei pela Voldac depois das 17 horas e vi as chamas. Imaginem, estamos organizando com o MEP a ‘trilha socioeducacional na Pedreira’ para o dia 23 de setembro, início primavera, com nossos alunos do Colégio Estadual Piauí, e de repente ver um lugar tão rico em fauna e flora em chama entristece a gente”, lamentou o professor do Colégio Piauí, Leonardo Gonçalves.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos