Peça inspirada em Paul Preciado promove debates sobre teoria Queer em Resende

“Transpapos” acontecem nos dias 28 e 30, às 18 horas, no Espaço Z, com entrada gratuita

Por Cyntia Freitas
30.cf.res.cultura.peça inspirada em paul preciado promove debates.divulgaÇÃopmr

RESENDE

A companhia de dança-teatro Cia. Da Ação!, sediada em Resende, está em processo de montagem de sua nova peça “Não Serei Seu Monstro – ou o que disse Paul Preciado para uma plateia de 3.500 psicanalistas raivosos”. Como parte da preparação do espetáculo, serão realizados dois encontros abertos ao público, os “Transpapos”, que convidam a população a refletir sobre as teorias Queer e a diversidade de corpos e existências. Os encontros acontecerão nos dias 28 e 30, às 18 horas, no Espaço Z, com entrada gratuita.O Espaço Z, fica na esquina da Avenida Gustavo Jardim com a Rua Pintos Nunes de Paula, no Centro da cidade.

As mesas de conversa têm como temas “A Anatomia do Monstro”, que acontece nesta quarta-feira, dia 28, e “Devorando o Monstro”, na sexta-feira, dia 30, e pretendem oferecer um espaço de escuta, debate, trocas de ideias e construção coletiva.

A proposta da peça parte do icônico discurso proferido pelo filósofo transmasculino, Paul B. Preciado durante a Jornada Internacional da Escola Francesa da Causa Freudiana, em Paris, no ano de 2019. Diante de uma plateia de 3.500 psicanalistas, Preciado apresentou a conferência “Eu sou o monstro que vos fala”, na qual desafia os paradigmas tradicionais da psicanálise, questionando suas metodologias e epistemologias sob uma ótica trans e queer.

Inspirada por esse marco do pensamento contemporâneo, a Cia. Da Ação! propõe não apenas encenar uma peça baseada em Preciado, mas também fomentar um ambiente de reflexão coletiva sobre o que significa ser humano em 2025, longe das imposições normativas de gênero, sexualidade e raça.

Os Transpapos têm como objetivo ampliar o diálogo com a população — sejam cis, trans, travestis ou não bináries — e fortalecer a base teórica e afetiva para a criação da obra. Os encontros contarão com a presença de nomes como o ator Júlio César Pires e o diretor e dramaturgo Calé Miranda, além de artistas, ativistas, artivistas e profissionais da saúde.

De acordo com Calé Miranda, a intenção do projeto não é apenas reproduzir o discurso de Preciado, mas emprestar sua radicalidade para propor uma nova forma de pensar o humano. “Como Preciado, estamos em busca de uma epistemologia que defina uma radical multiplicidade da vida. Mais do que reproduzir seu discurso, queremos refletir sobre o que é o ser humano em 2025, independente de gênero, sexualidade ou raça”, disse Miranda.

A produção faz parte de um projeto contemplado pela Plano Nacional da Lei Aldir Blanc (PNAB), por meio de edital cultural no município de Resende. O processo de criação da peça será enriquecido pelas discussões geradas nos encontros, que se apresentam como uma extensão do palco- um espaço de partilha, escuta e construção de pensamento crítico e poético.

Convidados confirmados

Júlio César Pires: licenciado em Educação Física, professor desde 1998 na rede estadual do RJ e integrante da Cia. Da Ação! desde 2018, onde atua com práticas de afro-butô. Calé Miranda: diretor de teatro, coreógrafo, performer, mestre em Dança pela UFBA, butoísta e diretor artístico da Cia. Da Ação!. Com vasta experiência nacional e internacional, já dirigiu obras de Shakespeare, Garcia Lorca, Nelson Rodrigues, entre outros. Talita Maia: psicóloga, especialista em gênero, sexualidade e direitos humanos, atua no programa “Rio sem LGBTIfobia” e no acolhimento institucional “Nossa Casa”, em Resende. Bernardo Rabelo: educador físico, especialista em neurociência e Mister Trans Brasil 2021. Arthuro Tavares: membro da Liga Transmasculina João Nery e da Marcha Trans do Rio de Janeiro. Luma: travesti, moradora da região, artista e apresentadora do podcast “Navalha Debaixo da Língua”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos