RESENDE
A RJ-163, principal via de acesso para a região de Visconde de Mauá teve o pavimento danificado devido às constantes chuvas da estação e o processo de recuperação foi iniciado recentemente pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). Máquinas e operários percorrem a estrada tapando buracos com nova camada asfáltica.
O suporte na infraestrutura da estrada foi um dos temas da reunião entre a diretoria da Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau (RVM) e a Secretaria de Estado das Cidades, ocorrida em fevereiro. A RVM é a nova classificação da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur) que desde 2019 tornou-se filiada à Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de janeiro.

As equipes do DER trabalham em vários trechos da RJ-163 – Divulgação
O presidente da RVM, Paulo Gomes e o vice-presidente Luiz Alves, tiveram encontro com o secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra, que garantiu investimentos para a RJ-163. Segundo Paulo Gomes, DER já tem definido a empresa para executar obras de complementação da estrada no trecho de Penedo (Itatiaia) até a Capelinha (Resende) com serviços de restauração, implantação de acostamento e abertura de nova faixa, construção de duas pontes e alargamento e reforço de outra, com extensão de 11, 46 km. Os dados constam em publicação do DER-RJ em Diário Oficial.
A RVM destaca que as melhorias devem aprimorar o setor de turismo e garantir segurança aos moradores. “Tivemos uma videoconferência com o secretário de estado das Cidades e o presidente do DER-RJ, na qual ele se comprometeu novamente em fazer a contratação do pessoal para iniciar as obras na estrada. As equipes estão tapando os buracos. O Diário Oficial de 1º de março anuncia a duplicação e lembro que o que mais precisamos é o conserto das cortinas danificadas nos temporais de 2018 com a queda de barreiras. Soube ainda que o DER já tem empenhado valor para obras no trecho danificado no KM 27. É importante o avanço das obras para não estagnar a economia, afastar os turistas. E garantir também a segurança dos moradores que utilizam a estrada”, comenta Paulo Gomes.
A reportagem do A VOZ DA CIDADE buscou informações junto ao DER-RJ sobre o cronograma e ações previstas para a RJ-163. O órgão estadual confirmou que a obra na RJ-163 está na fase de mobilização de equipamentos, mão de obra e implantação do canteiro de obras. “A obra é de extrema importância para a região, pois oferecerá melhor trafegabilidade à rodovia. O trecho entre Penedo e Capelinha receberá obras de complementação com restauração, implantação de acostamento e terceira faixa, além da construção de duas pontes e alargamento e reforço de outra ponte, totalizando 11,46 quilômetros de extensão. A obra tem previsão de término em 540 dias”, reiterou.