ANGRA DOS REIS
Os moradores do bairro Ariró, em breve, vão poder contar com asfalto na porta de suas casas. A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, está drenando e pavimentando uma área de 47.327 m², que inclui as ruas da Floresta (e suas vias projetadas), Francisco Jerônimo e Paraíso.
A obra, iniciada no final do ano passado, inclui ainda 433 metros de enrocamento de pedra, divididos em oito pontos, às margens do rio que corta o bairro, e iluminação de LED, garantindo mais comodidade e segurança aos moradores. A previsão de conclusão é para julho.
Atualmente, os serviços estão concentrados na Rua da Floresta; 2,5 km da via estão sendo preparados para receber pavimentação. A rede de drenagem está sendo concluída, trechos da estrada foram alargados para melhorar o tráfego dos veículos, os meios-fios e sarjeta já foram colocados e a iluminação de LED instalada. Agora é preparar a base e asfaltar. [
– Tinha muito buraco, e agora o asfalto vai ajudar muito, ficará muito melhor, vai valorizar nossa casa e o bairro. Ainda veio a iluminação pública, que não tinha daqui para cima, só no primeiro vilarejo. Agora as pessoas conseguem caminhar de noite para ir à igreja, antes precisavam usar a iluminação do celular – comemorou a doméstica Niedja Gomes Carlos Batista.
Quando as intervenções na Floresta forem finalizadas, a equipe da Prefeitura vai realizar os mesmos serviços em 4 km da Francisco Jerônimo e em 1,8 km da Paraíso, iniciando as obras logo acima da escola, já que o trecho da ponte até a escola já tem asfalto. O enrocamento em um trecho da Francisco Jerônimo teve que ser adiantado e já está em execução, devido às fortes chuvas que caíram na região.
– Por serem trechos longos, havia dificuldade na manutenção contínua dessas ruas. Qualquer chuva gerava lama, depois poeira. Por estarem às margens do rio, essas vias também sofriam muito com a erosão, isso aumentou a necessidade do enrocamento, e agregado vieram a drenagem, pavimentação e a modernização da iluminação. Isso vai melhorar muito a locomoção dos moradores, o escoamento da produção dos pequenos produtores rurais, e, futuramente, facilitará a possibilidade de ter ônibus circulando pelo bairro. São vários fatores positivos, um ganho grande para os moradores – destacou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.