ITATIAIA
As obras do artista plástico Paulo Cavalcanti, estão expostas na Galeria de Arte Espaço Via Láctea, anexo ao Kako’s Petiscaria & Hamburgueria, situada na Avenida das Mangueiras, n.º 1.645, em Penedo. A mostra, que reúne diversos quadros medindo até 1,60m, pode ser visitada até esta sexta-feira, a partir das 14 horas. A entrada para a exposição é gratuita.
A exposição reúne quadros feitos por Paulo Cavalcanti, artista resendense premiado até mesmo fora do país. As obras foram produzidas em tinta acrílica sobre tela e os painéis medindo de 1,20m até 1,60m retratam cidades como São Paulo, Belém antigo, Paris, Manaus, Paraty, Paris e Estocolmo. “Parte dos quadros era da exposição ‘Melodia em cores’ que fiz no Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Resende em novembro e também de outras mostras que participei pelo país. Os quadros retratam as grandes cidades em tempos antigos”, disse o artista plástico, informando ainda que para reproduzir as telas fez pesquisas. “Pesquisei em livros e até na internet para pintar os quadros que retratam um pedaço do Porto de Belém em 1909, Paris em 1860, Avenida paulista com carros antigos, Igreja Nossa Senhora dos Remédios em Paraty, São Paulo em 1946, Primavera em Penedo retratando a vegetação, entre outros”, conta.
Além de visitar a exposição, os visitantes também poderão adquirir as obras do renomado artista plástico Paulo Cavalcanti.
TRAJETÓRIA
A trajetória profissional de Paulo Cavalcanti teve início em 1975 quando, pela primeira vez e incentivado pela própria mãe, expôs em um hotel de Penedo. Atualmente, com mais de 45 anos de exposições pelo Brasil e pelo exterior, Paulo guarda no currículo diversas premiações internacionais em países como Suécia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Espanha e França. “Depois de um longo tempo sem expor em período de reflexão, estou retornando a produção de quadros e já estou preparando exposições para este ano em Santa Rita (MG) e Caldas Novas (Goiás)”, comenta o artista. Em paralelo, Paulo Cavalcanti atua como professor e jurado em salões de premiações. Como fruto de tanto engajamento pela cultura brasileira, Paulo foi homenageado na Câmara com uma Moção de Louvor concedida pelo falecido ex-vereador César Augusto do Nascimento, o Augustão.