Patrulha Maria da Penha é entregue para Guarda Civil

0

RESENDE

A Guarda Civil Municipal recebeu uma Patrulha Maria da Penha na última terça-feira, 10, no Espaço Z. Diversas autoridades estiveram presentes, incluindo representantes do Judiciário, sociedade civil e da polícia. A vereadora Soraia Balieiro (PSB) participou da solenidade ao lado do prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM). A vereadora é autoria da indicação solicitando o carro para patrulhamento.

“Realizamos diversas reuniões com o Judiciário, com o apoio do juiz Doutor Guilherme Freire; o promotor Rafael Shinner; secretária de Assistência Social, Jaqueline; coordenadora da Mulher, Bianca; coordenadora do NIAM, Marilene; inspetora Ana Flávia; e todos e todas que vem lutando com a gente para reduzir os índices de violência contra mulher”, disse a vereadora Soraia.

Presente na cerimônia, o juiz da 2ª Vara Criminal de Resende, Guilherme Martins Freire, destacou a importância da ação como forma de garantia do cumprimentos das medidas protetivas para as mulheres. “A Patrulha Maria da Penha será importante para fiscalizar essas medidas. Será os olhos do Judiciário nas ruas”, disse o magistrado.

Já o prefeito citou que o novo serviço atuará na garantia das medidas protetivas de urgência concedidas às mulheres que sofrem violência doméstica. “Em agosto do ano passado, um grupo de trabalho foi formado para a elaboração do programa, que agora está sendo implementado pela Prefeitura em parceria com a 2ª Vara Criminal da Comarca de Resende, através do juiz Guilherme Martins Freire. Para começar a atuar, agentes da Guarda Municipal passaram por um processo importante de capacitação com a equipe do Niam, que é especialista no atendimento a mulheres em situação de violência. Além disso, a Polícia Militar também vai auxiliar nos atendimentos, já que possui experiência no assunto com a viatura Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, lembrou Diogo Balieiro, ressaltando também o trabalho da vereadora Soraia para a implementação do projeto.

A Patrulha Maria da Penha, que funcionará em parceria com a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida (Polícia Militar), atuará no atendimento à mulher vítima de violência em Resende, seguindo a Lei Federal nº. 11.340/06 (Lei Maria da Penha).

Estiveram presentes no evento: o vice-prefeito, Geraldo do Cunha; a comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, Andreia Ferreira da Silva Ramos; comandante da Guarda Municipal, César Laurindo; secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo; coordenadora da Mulher, Bianca de Oliveira; coordenadora do NIAM; Marilene Buçard; inspetora da 89ª Delegacia de Polícia, Ana Flávia Bernardi; presidente OAB Mulher, Sabrina Rabelo; presidente do Conselho Municipal da Mulher, Vani Vasconcelos; e da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia; Luciana Cavallari.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !