VOLTA REDONDA
Guardas municipais da Patrulha de Proteção ao Idoso, em Volta Redonda, entregaram terça-feira, 25, uma intimação a um homem suspeito de praticar maus-tratos contra o próprio pai, de 81 anos. A notificação foi expedida após o idoso procurar ajuda na Secretaria Municipal de Ordem Pública e registrar ocorrência na delegacia relatando agressões verbais e ameaças dentro da própria residência, no bairro Santa Cruz.
De acordo com a vítima, o filho tem adotado postura hostil, com xingamentos constantes e intimidações. O idoso afirmou ainda que o suspeito teria declarado que, caso ele enfrentasse algum problema de saúde, não prestaria qualquer tipo de cuidado. Ambos vivem no mesmo imóvel, o que agravou o clima de insegurança relatado à equipe especializada.
A entrega da intimação foi acompanhada pelo secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, que destacou o papel da Patrulha do Idoso no enfrentamento à violência. Ele lembrou que muitos casos envolvem agressores dentro da própria família, o que dificulta a denúncia, e reforçou que campanhas de conscientização têm ajudado mais pessoas a reconhecer sinais de abuso e buscar auxílio.
O secretário explicou que o trabalho da Patrulha não se limita ao atendimento de ocorrências, mas também atua na prevenção, orientação e mediação de conflitos, garantindo que idosos conheçam seus direitos e tenham acesso a proteção.
A população pode denunciar casos de violência ou violação de direitos da pessoa idosa por meio dos telefones 197 (Nuai/Polícia Civil), 153 (Guarda Municipal), Disque 100 (serviço nacional), 190 (Polícia Militar) ou diretamente na 93ª DP. A Patrulha do Idoso e a rede de assistência social do município também estão disponíveis para apoio e encaminhamentos.