ANGRA DOS REIS
Profissionais da saúde de Angra dos Reis estão indo nas redes sociais para manifestarem repúdio a uma afirmação do pastor Silas Malafaia em duas ocasiões. A primeira no lançamento da candidatura a prefeito de Renato Araújo, do PL, no último sábado, e a outra em um culto transmitido ao vivo. No evento, o pastor se referiu ao sistema de saúde do município como “lixo”. Médicos, enfermeiros e outros profissionais gravaram vídeos repudiando essa afirmação.
Os profissionais da saúde intitularam o movimento ‘Respeito a Saúde”. “Falo em nome da enfermagem para afirmar que nós não somos lixo. Angra dos Reis está em constante desenvolvimento e nós, profissionais da saúde, nos dedicamos ao máximo para que esse progresso continue. Exigimos respeito pelo nosso trabalho e por nossa cidade”, disse a técnica de enfermagem Milena Soares.
Outro que se manifestou foi o cirurgião vascular, Dr. Ranieri Manjella. “Nossa saúde não é um lixo. Trabalho na rede e temos um hospital completo. Atendemos pacientes de alta complexidade de toda a região. Hoje, só critica a saúde de Angra quem não conhece o sistema público, e eu posso afirmar que temos um serviço de excelência aqui”, afirmou.
O médico psiquiatra, Dr. João Luís Lopes Lima trabalha há quatro anos na rede de saúde. “Vejo meus colegas realizarem atendimentos heroicos. Temos neurocirurgiões, ortopedistas, cirurgiões, pediatras, todos se dedicando intensamente para oferecer um bom atendimento nesta cidade. Por isso, posso afirmar com certeza que a saúde de Angra não é um lixo”, expressou.
Angra conta com uma estrutura de saúde que atende quase 80% da população, superando a média nacional que é de 70%. Levantamento aponta que o Hospital da Municipal da Japuíba atende uma média de 90 mil pessoas por ano apenas na emergência e já realizou mais de cinco mil cirurgias de catarata em mutirões. Em três anos e meio, o HMJ conduziu cerca de nove mil cirurgias em 14 especialidades, além de mais de 12 mil procedimentos. Angra é uma das poucas cidades do país que oferece tratamento oncológico dentro do município. Na cidade há também uma maternidade pública que recebe gestantes de várias cidades do estado, e é uma das poucas no Rio de Janeiro a contar com uma UPA infantil. Além disso, o município realiza exames oftalmológicos nas escolas e distribui óculos gratuitamente aos alunos que necessitam.
O jornal está aberto a qualquer manifestação que o pastor Silas Malafaia queira fazer.